sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Horário de Verão - Com fim do horário de verão, brasileiro deve atrasar relógios no domingo.



Em vigor nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, além do Tocantins desde 21 de outubro de 2012, o horário de verão acaba à 0h do próximo domingo (17). Os brasileiros dessas áreas terão que atrasar o relógio em uma hora, seguindo a determinação do decreto presidencial número 6.558/2008.

A procura por eletricidade recua cerca de 5% nas regiões do País em que o horário de verão é aplicado, de acordo com o governo federal. Isso porque a população consegue um aproveitamento extra da luz natural.

O MME (Ministério de Minas e Energia) ainda não divulgou uma estimativa do montante que será economizado neste período, mas, em 2012, o órgão estimou que o País conseguiria poupar cerca de R$ 280 milhões. Isso representa uma economia de R$ 2,3 milhões ao dia.

O horário de verão não é aplicado nas regiões Norte e Nordeste em virtude de o ganho ser considerado pequeno, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).

No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão entre 1931 e 1932 pelo então presidente Getúlio Vargas e durou quase metade do ano. Atualmente, vários países fazem mudança no horário convencional para aproveitar melhor a luminosidade do verão.

Desde 2008, foram estabelecidas datas fixas para o início e término do horário de verão no País: a mudança ocorre no terceiro domingo de outubro e termina no terceiro domingo de fevereiro.

Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o final do horário de verão é transferido para o domingo seguinte.

R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário