quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Bento XVI: “Renunciei para o bem da Igreja”



Acolhido com um longo aplauso, Bento XVI deu início à audiência geral da manhã desta quarta-feira explicando de novo as razões que o levaram a renunciar ao ministério petrino.

Leia o seu pronunciamento.

“Caros irmãos e irmãs,

Como sabeis, decidi renunciar ao ministério que o Senhor me confiou a 19 de abril de 2005.

Fi-lo em plena liberdade, para o bem da Igreja, depois de ter rezado longamente e de ter examinado diante de Deus a minha consciência, bem consciente da gravidade desse ato, mas também consciente de já não estar em condições de prosseguir o ministério petrino com aquela força que ele exige.

Sustenta-me e ilumina-me a certeza de que a Igreja é de Cristo, o qual nunca fará faltará a sua guia e o seu cuidado. Agradeço a todos pelo amor e pela oração com que me tendes acompanhado.

Obrigado, senti quase fisicamente nestes dias nada fáceis para mim, a força da oração que o amor da Igreja, a vossa oração, me traz.

Continuai a rezar por mim, pela Igreja, pelo futuro Papa. O Senhor o guiará”.

Esta tarde, na basílica de São Pedro, às 17h, Bento XVI preside a Eucaristia de início da Quaresma, com a imposição das Cinzas.

Como explicou Padre Lombardi, a decisão de transferir para São Pedro esta celebração, em vez da tradicional basilica de Santa Sabina, se justifica pelo acrescido número de participantes que se prevê desejem participar nesta que constitui a última celebração eucarística pública presidida por Bento XVI.

Fonte: RadioVaticano - Via: PBOnline 
 






Nenhum comentário:

Postar um comentário