segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Do PB Agora – Caso Esperança TRE/PB defere candidatura de Nilber Almeida


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba deferiu, em sessão na tarde desta segunda-feira (25), o registro de candidatura do socialista Nilber Almeida (PSB), que concorreu à prefeitura de Esperança em outubro do ano passado.

O socialista foi o segundo colocado no pleito, mas teve o registro indeferido após decisão da justiça eleitoral. Como o primeiro colocado, Anderson Monteiro, também teve o registro indeferido, quem assumiu a gestão municipal foi a presidente da Câmara Municipal, que responde interinamente pelo executivo municipal.

Com a decisão, Nilber se tornaria apto para assumir o mandato de prefeito, já que com o impedimento do primeiro colocado, ele estaria na linha sucessória para ser diplomado e empossado prefeito como o segundo mais votado, no entanto, o resultado ainda não dá uma definição se o município terá uma nova eleição, já que o candidato não recebeu mais de 50% dos votos na eleição.


Nilber Almeida substituiu o tio, Nobson Almeida (PSB) às vésperas da eleição. Ele, no entanto, teve seu registro de candidatura impugnado pela juíza da 19ª Zona Eleitoral Lua Yamaoka Mariz Maia. A magistrada alegou que o socialista não teria apresentado a documentação necessária dentro do prazo previsto por lei, o que impediria a sua participação no pleito.


A situação do opositor, Anderson Monteiro (PSC), também está pendente na Justiça. Ele teve o registro de candidatura impugnado por ter uma condenação transitado em julgado por uma doação considerada ilegal, feita ao pai, Arnaldo Monteiro (PSC). O repasse foi feito durante a campanha eleitoral de 2013, quando Arnaldo foi candidato a deputado estadual.


Também consta contra Anderson a aplicação de uma multa não paga de R$ 153,72, e que foi inscrita na dívida ativa da União. “Não foi dado a ele o prazo para as alegações finais e nós vamos comprovar isso”, garantiu o advogado Luciano Pires Lisboa. A candidatura de Anderson também foi registrada de última hora. Ele substituiu o pai, que também renunciou ao posto de candidato.


“Esse julgamento deverá acontecer logo depois do período de carnaval”, afirmou o advogado de Anderson. “Na próxima semana só serão realizadas duas sessões no TRE e o recurso ainda não entrou em pauta”, explicou. O prefeito conquistou 50,93% dos votos válidos.

A eleição em Esperança teve uma reviravolta a menos de 12 horas de realização do pleito. O prefeito Nobson Almeida (PSB) desistiu da candidatura e apresentou como substituto, o sobrinho Nilber. Ele tinha como principal concorrente o deputado estadual Arnaldo Monteiro, que por volta das 17h00 do sábado, véspera da eleição, se retirou do pleito e apresentou a candidatura do filho Anderson.

Fonte: PB Agora





Nenhum comentário:

Postar um comentário