domingo, 27 de janeiro de 2013

Tragédia Nacional: Incêndio em boate no Rio Grande do Sul já soma centenas de mortos



Um incêndio de grandes proporções em uma casa noturna deixou até o momento 245 mortos em Santa Maria (RS) na madrugada deste domingo, segundo o comandante da Brigada Militar Cleberson Braida Bastianello em entrevista coletiva. Outras 48 pessoas estão hospitalizadas. O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. A área está isolada.
"É um incêndio que causou dezenas de mortes. Estamos apurando o número final. É realmente significativo.

Montamos um comitê gestor da crise no Farrezão (Centro Desportivo Municipal), onde está sendo feita a identificação dos corpos e facilitar o mais breve possível a liberação para os familiares", informou o comandante.

De acordo com o tenente-coronel da Brigada Militar e vereador da cidade, João Vargas, o número pode chegar a 200. "As pessoas erraram a porta de saída, que fica ao lado do banheiro. Quase a totalidade morreu por asfixia. No desespero para sair, as pessoas foram encontradas no banheiro empilhadas, quase o teto", contou em entrevista à Rádio Gaúcha.

Segundo um segurança que trabalhava no local no momento do incêndio, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou.

Todo o efetivo do Corpo de Bombeiros e da Brigada Militar está envolvido no atendimento, além de equipes da região e também da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Estadual, da Base Aérea, da Superintência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e voluntários.

A assessoria do governador do Estado, Tarso Genro, informou que ele irá chegar ao município às 11h30. O governador se manifestou em seu Twitter na manhã deste domingo. "Domingo triste. Estamos tomando as medidas cabíveis e possíveis. Estarei em Santa Maria no final da manhã", publicou.

Em seguida, Tarso Genro divulgou uma mensagem de áudio sobre a tragédia. "Recebemos hoje pela manhã essa notícia gravíssima que enluta o Rio Grande do Sul e a cidade. Estou indo em seguido para acompanhar o trabalho e para compartilhar o luto da cidade que é de todo o Estado e todo o País", disse.
Por volta das 10h40, foi encerrada a remoção dos corpos das vítimas em um caminhão da Brigada Militar. Eles foram levados para um ginásio da região central onde será feito o reconhecimento. Uma força-tarefa do Instituto-Geral de Perícias foi montada para acelerar os trabalhos de identificação, além da investigação sobre as causas da tragédia. “Temos que agir rapidamente para amenizar as conseqüências”, declarou Michels.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado, toda a estrutura do órgão foi colocada à disposição para os trabalhos de apoio às vítimas. Ainda de madrugada, o secretário Airton Michels determinou que todas as aeronaves das polícias ficassem à disposição para o transporte de feridos.

Sinalizador

De acordo com o coronel-comandante do Corpo de Bombeiros em entrevista à Rádio Gaúcha, Guido Pedroso de Melo, o fogo teria iniciado com um sinalizador. "A informação que colhemos no local foi que o que gerou o incêndio é que alguém da banda que estava animando a festa acendeu um sinalizador e acabou pegando na forração (no teto) com base de isopor", informou. Segundo o coronel, muitas pessoas desmaiaram por causa da fumaça tóxica expelida pelo material queimado.

Incêndio em casa noturna

Um incêndio de grandes proporções deixou ao menos 245 mortos na madrugada deste domingo em Santa Maria (RS). O incidente, que começou por volta das 2h30, ocorreu na Boate Kiss, na rua dos Andradas, no centro da cidade. O Corpo de Bombeiros acredita que o fogo começou com um sinalizador lançado por um integrante da banda que fazia show na festa universitária.

Segundo um segurança que trabalhava no local, muitas pessoas foram pisoteadas. "Na hora que o fogo começou foi um desespero para tentar sair pela única porta de entrada e saída da boate e muita gente foi pisoteada. Todos quiseram sair ao mesmo tempo e muita gente morreu tentando sair", contou. O local foi interditado e os corpos foram levados ao Centro Desportivo Municipal, onde centenas de pessoas se reuniam em busca de informações.

A prefeitura da cidade decretou luto oficial de 30 dias e anunciou a contratação imediata de psicólogos e psiquiatras para acompanhar as famílias das vítimas. A presidente Dilma Rousseff interrompeu viagem oficial que fazia ao Chile para viajar a Santa Maria.

Click AQUI e confira galeria de Fotos


Fonte: Terra



Nenhum comentário:

Postar um comentário