quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Combate à Seca - Governo da Paraíba orienta agricultores do brejo a produzir ração animal



O Governo do Estado tem orientado os produtores para a convivência com a estiagem que atinge vários municípios paraibanos. A Unidade Operativa da Emater na cidade de Remígio, no Brejo, está sugerindo que as famílias plantem culturas de resistências em suas propriedades rurais, como palma forrageira, cardeiro, feijão-bravo e facheiro, que se dão bem neste período que antecede a estação invernosa.

Com essa produção, é possível trabalhar o armazenamento através do sistema de silagem, o que garante ração para os animais em períodos de longas estiagens, como o que ocorre na Paraíba e em outros estados do Nordeste.

O assessor técnico do escritório local da Emater, Helder Granjeiro de Lira, lembrou que o ano de 2012 foi um dos mais secos das últimas três décadas e acha que é possível tirar aprendizado da experiência. “Uma das coisas mais impressionantes que a gente deve tirar dessa realidade atual é o exemplo da forragem armazenada estrategicamente para os animais e também como armazenar água. Então, uma das coisas que o agricultor poderia começar a fazer é exatamente se preparar na época que está chovendo para enfrentar o período de seca”, sugeriu ele, baseado nos resultados alcançados pelas famílias agricultoras no ano passado.

Segundo Helder Granjeiro, neste momento o trabalho está sendo intensificado, fazendo com que as famílias se aprimorem na forma de produção com menos dependência do mercado na hora de buscar as alternativas de produção.

No município, a Emater, sob coordenação do escritório regional em Areia, tem exercitado a solidariedade entre os agricultores familiares. O processo de preparação da ensilagem que está sendo conduzida em Remígio é de priorizar essa solidariedade. Quando é preciso encher um silo, os vizinhos se juntam e conseguem fazer esse processo de armazenagem de uma forma muito mais rápida, o que tem contribuído com o crescimento dessa forma de ensilagem no município.

Inclusão social – Remígio é um dos municípios paraibanos que tem desenvolvido importante trabalho no processo de inclusão social no meio produtivo rural, em uma ação que busca fazer com que os agricultores e agricultoras passem a gerar alimentos de forma sustentável em dinâmicas que levem em consideração o respeito na forma de produção agroecológica integrada às práticas com uso dos restos culturais, uso racional dos recursos hídricos e eficiente uso do solo.

A Emater, em parceria com as entidades locais de agricultores, tem proporcionado às famílias agricultoras mais capacidade produtiva, trabalhando o processo de experimentação e difusão de conhecimentos para agricultores nas unidades rurais de produção. 

Esse trabalho vem surtindo resultado, já que é feito através de uma parceria da extensão local com os agricultores e as entidades da agricultura familiar daquele município.

Na região, e de modo particular em Remígio, algumas unidades de produção familiar preparam e produzem biofertilizantes. Os agricultores que ainda mantinham pequenas porções de águas em barreiros ou em olhos d’água, solicitam treinamento para a convivência com a agroecologia. O biofertilizante é um produto natural feito com esterco de gado, plantas e leite, entre outros produtos.

Fonte: Secom - Paraíba 


Nenhum comentário:

Postar um comentário