quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Globo Rural reexibe matéria sobre Tanques de Pedra na cidade de Esperança



O programa Globo Rural, da Rede Globo de Televisão, reexibiu no último domingo (27/01/2013) a matéria sobre a construção de tanques pelo Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental.

A matéria foi uma das principais do programa, com cerca de sete minutos de duração. A reportagem foi originalmente produzida no período 16 a 19 de janeiro de 2012.

A matéria mostrou que sem equipamentos adequados para armazenar água, a população da zona rural é obrigada a consumir água de qualidade duvidosa, como ainda acontece na comunidade Malhada da Serra, em Esperança.

A reportagem entrevistou lá, no único barreiro da comunidade, que na época ainda tinha água, o criador e vaqueiro Beto Vicente Pereira e o agricultor Francisco Vicente e eles confirmaram que além das famílias da região, animais consumiam a água do local.

Na matéria é explicada a forma básica como os tanques de pedra são construídos e os benefícios que ele produz para as comunidades beneficiadas. Um dos exemplos mostrados foi o tanque de Timbaúba, onde o agricultor José Feliciano de Almeida foi entrevistado e relatou as normas de utilização do equipamento.

Em seguida a matéria mostrou a comprovação da qualidade da água armazenada nos tanques, por meio de uma demonstração do processo de seu tratamento com tecnologias alternativas realizada pelo técnico da Fundação Nacional de Saúde, Daniel Oliveira, que regularmente realiza análises da água.



A matéria também apresentou entrevista com a presidente da Coopacne e coordenadora do Projeto Rio Mamanguape, Maria José Santos, explicando a viabilidade financeira da construção dos tanques em relação a seus benefícios, entre eles a garantia de uma reserva hídrica para a população em períodos de estiagem.



A primeira exibição da matéria sobre os tanques de pedra aconteceu em sete de outubro do ano passado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário