domingo, 27 de janeiro de 2013

Paraíba vive a pior seca dos últimos 30 anos


Foto: Reprodução Internet

Cerca de 195 cidades estão em situação de emergência; 75% do Estado foi afetado
A Paraíba enfrente um longo período de seca, sendo a pior dos últimos 30 anos. São 195 cidades em situação de emergência. A população enfrente a falta de água, a morte dos animais e os rios do Estado praticamente rasos.

Segundo a Defesa Civil, 75% de todo o território paraibano é afetado. Os agricultores não conseguem alimentar os bois e os não raramente eles são encontrados mortos. Alguns criadores queimam diversos animais já sem vida de uma só vez para evitar o mal cheiro e a proliferação de doenças.
Muitas famílias vivem da criação dos animais e sobrevivem agora com auxílio do governo. A Secretaria de Infraestrutura do Estado distribuiu mais de 10 mil toneladas de ração animal. Mais nove toneladas ainda devem ser entregues a 20 mil pequenos agricultores até o fim do ano.

Para atender a população sem água, são usados 109 carros pipas. O Exército e as prefeituras fazem a distribuição. Em algumas regiões, o abastecimento é feito apenas uma vez na semana e em quantidade suficiente apenas para que as pessoas tenham água para beber. 
No total, 800 municípios nordestinos estão em situação de emergência por causa da falta de chuvas, sendo a Paraíba com a pior crise.

R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário