terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Projeto Rio Mamanguape concluirá este mês recuperação do Tanque de pedra do Governo, em Areial.



O Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, deverá concluir até o próximo dia 18/01 a recuperação e melhoramento do tanque de pedra do Governo, no município de Areial, distante 171 quilômetros de João Pessoa. Hoje, mais de 90% a obra já está pronta, restando apenas as instalações elétricas e hidráulicas para o funcionamento do chafariz. A recuperação atende de forma direta 70 famílias. 

O engenheiro Lucilio Vieira, da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste – Ltda – COOPACNE, que executa o Projeto Rio Mamanguape, explicou que a reforma do Tanque de pedra do Governo era uma reivindicação antiga da população de Areial, pois aquele é um único equipamento no município destinado ao armazenamento de água e apresenta inúmeros vazamentos e problemas na preservação da qualidade da água por seu uso inadequado.

Foram retirados todos vazamentos, realizada a elevação do muro estanque, a implantação de uma cerca, todos os serviços de limpeza, e está sendo concluída a construção de um chafariz para que a população possa retirar a água sem ter a necessidade de entrar na área de captação do tanque.

O tanque de pedra possui cerca de dois hectares de área de captação e a capacidade de armazenamento de água é estimada em 10 mil metros cúbicos de água. A capacidade poderá ser utilizada em sua totalidade com a retirada dos vazamentos já no próximo inverno que atingir o município.

Lucilio Vieira estima que o número de pessoas que serão atendidas com a água do equipamento crescerá. “Quando as pessoas souberem que ali existe um reservatório com quantidade e qualidade de água, passarão a recorrer ao local como fonte de abastecimento”.

Pintado - A recuperação do Tanque de Pedra do Governo, em Areial, é uma obra semelhante a que foi realizada pelo Projeto Rio Mamanguape no Tanque do Pintado, na comunidade de mesmo nome, no município de Esperança. Naquela comunidade a obra foi solicitada ao Comitê Local do Projeto por professores da Escola Manoel Agostinho de Oliveira, como uma atividade resultante da Capacitação em Educação Ambiental, promovida para os professores da rede municipal de ensino daquele município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário