terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pequenos negócios da Paraíba geram 90% dos novos empregos



As micro e pequenas empresas (MPE) da Paraíba foram responsáveis pelos 1.727 novos empregos criados no mês de novembro de 2012, conforme estudo do Sebrae, elaborado com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados nesta segunda-feira (7). Esses novos postos de trabalho das MPE representam 90,5% do total de empregos gerados no Estado, que teve como total 1.908. As demais novas vagas - 181 - foram geradas pelas médias e grandes empresas do Estado.

Na Paraíba, dentre os pequenos negócios, o setor que mais criou empregos foi o comércio, que gerou 845 novas vagas, representando 44,5% do total. Já o setor de serviços, ficou em segundo lugar no ranking, com 41,86% do total, gerando 798 novos empregos, no mês de novembro de 2012.

Nacionalmente, os pequenos negócios geraram mais de 90 mil novos empregos e foram os grandes responsáveis pelo saldo positivo na geração de empregos em novembro do ano passado. Ao contrário das MPE, as médias e grandes empresas do país cortaram 44.855 vagas. O crescimento do poder de consumo da classe média é um dos fatores que tem gerado uma maior demanda junto às micro e pequenas empresas.

Fonte: Sebrae/PB – Via: ClickPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário