quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Alcoolismo mata mais que Aids na Paraíba



Mortes provocadas pelo alcoolismo aumentaram 148,84% nos últimos 14 anos na Paraíba; só em 2012 foram 99 pessoas mortas.

Entre janeiro a dezembro do ano passado, o alcoolismo matou 107 pessoas na Paraíba.
O número foi maior até que os óbitos causados pela Aids, uma doença considerada grave e que ainda não tem cura. Em 2012, ela tirou a vida de 99 paraibanos. Os dados são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Ainda de acordo com o SIM, as mortes provocadas pelo consumo excessivo de álcool aumentaram em 148,84% nos últimos 14 anos.

A quantidade saiu de 43 casos anuais, em 1999, para 107, em 2012. No acumulado dos 14 anos, 1.415 moradores da Paraíba já perderam a vida em decorrência da bebida. A mortalidade é 10,98% maior em relação à causada pela Aids, que matou 1.275 indivíduos no mesmo espaço de tempo.

Para o policial federal aposentado Deusimar Guedes, que realiza há 30 anos estudos e ações de combate ao uso das drogas, esses dados não são novidade. Ele destaca até que as mortes causadas pelo alcoolismo são subnotificadas. “Esses dados coletados pela Secretaria de Saúde só dizem respeito aos óbitos causados pelas consequências diretas, como cirroses e outras doenças derivadas do consumo do álcool. Não estão contabilizadas as mortes que tiveram o álcool como agente indireto, como os acidentes de trânsito, os homicídios e os suicídios”, conta.

“Se tudo isso fosse contabilizado, com certeza a mortalidade do alcoolismo iria superar e muito os índices de mortes provocados por muitas doenças”, completa.

O pesquisador observa que a tendência é que a situação se agrave ainda mais, por causa da ausência de campanhas de prevenção com relação ao álcool. “No Brasil, existe uma cultura de consumir a bebida alcoólica. E fica difícil proibir esse comércio, mas deveria existir mais fiscalização sobre a venda a menores de idade, por exemplo. Também seria necessário criar mais campanhas educativas e permanentes para alertar sobre os riscos do alcoolismo, como ocorre em relação à aids”, opinou.

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Shirlene Queiroz, também concorda que é preciso fazer um controle maior sobre a propaganda do comércio da bebida alcoólica. “No Brasil, a cerveja e o vinho são considerados alimentos e pagam menos imposto. Por isso, são baratos. Além disso, as propagandas associam o álcool sempre ao prazer e isso induz o jovem a consumir esse produto, ignorando os riscos causados pelo excesso”, observa.

“É preciso que ocorram mudanças nacionais e na própria legislação, para controlar mais a propaganda do álcool, assim como ocorreu com o cigarro. Sem isso, não adianta nada fazermos campanhas isoladas, dizendo que o álcool faz mal, se a propaganda continua, sem nenhum controle, influenciando nossos adolescentes”, observa.

Apesar disso, a coordenadora destaca que o Estado realiza ações em parceria com municípios para conscientizar a população e combater o alcoolismo. Na Paraíba, a assistência aos dependentes do álcool é oferecida nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Já são 75 unidades, municipais e estaduais, espalhadas pelas 223 cidades paraibanas. Em comum, todos os locais funcionam com equipe muldisciplinar, formada por médicos, profissionais da enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, educadores e equipe administrativa.

Em João Pessoa, o governo municipal também oferece auxílio contra o alcoolismo através do Caps, que funciona no bairro do Rangel. No local, os trabalhos são oferecidos gratuitamente e de forma sigilosa. Não existe tempo determinado para o tratamento. A pessoa participa das sessões até sentir que está curada, como explica a integrante do Núcleo de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Ana Karina Almeida.

“No Rangel, o Caps funciona durante as 24 horas do dia. O serviço é mantido pelo Sistema Único de Saúde e permanece aberto a qualquer hora que a pessoa precisar de assistência”, ressalta.

Além dos Caps, outro local onde os dependentes podem buscar ajuda é o grupo de Alcoólicos Anônimos (AA), uma irmandade existente em 150 países, incluindo o Brasil. O trabalho chegou à Paraíba há mais de dez anos e já dispõe de 200 grupos espalhados pelo Estado, sendo que 70 estão só na região metropolitana de João Pessoa.


Fonte: Nathielle Ferreira – Jornal da Paraíba





Nenhum comentário:

Postar um comentário