terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Esperança participa do I Encontro de acolhimento aos Prefeitos e emplaca vaga no Conselho Estadual de Saúde‏



A prefeita interina do município de Esperança participou juntamente com a secretária de saúde Jacinta Tavares do I Encontro de Acolhimento aos Prefeitos e Secretários Municipais de Saúde da Paraíba. O evento foi realizado no Hotel Ouro Branco em João Pessoa e contou com a participação dos 223 prefeitos paraibanos.

Durante os dias de atividades, foi priorizada a imersão dos gestores dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), onde o Ministério da Saúde apresentou suas principais linhas de ações e programas, além de orientações do governo federal quando aos interesses dos municípios.

Da mesma forma, as SES apresentou os programas estaduais e esclareceu dúvidas dos secretários. Além disso, o COSEMS/PB e a FAMUPB traçaram um histórico das lutas e conquistas das duas entidades ao longo dos anos em favor da municipalização da saúde.


Ao final do encontro, o munícipio de Esperança foi uma das cidades escolhidas para participar do conselho estadual de saúde que tem por objetivo é incluir a participação da sociedade civil organizada no controle social e na elaboração de políticas de saúde pública, uma vez que o CES é composto por representantes dos quatro segmentos: governo, conveniados ou sem fins lucrativos, profissionais de saúde e usuários e prestadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a secretária de saúde Jacinta Tavares a iniciativa de promover este evento e ao mesmo tempo de acolher os novos gestores, é muito importante porque todos se unem em prol de esforços coletivos em prol da saúde dos paraibanos.

CES

O Conselho de Saúde funciona como um importante instrumento de controle social exercendo a função de fiscalização, regulação e gerenciamento das ações na saúde, além de promover uma participação paritária e ativa da sociedade civil organizada que agindo de forma democrática, promovem tomadas de decisões de modo que beneficie toda a sociedade através da defesa, fortalecimento e efetivação do SUS.

Para o cumprimento de suas funções, o Conselho Estadual de Saúde conta com a seguinte estrutura: plenário, mesa diretora, comissões e secretaria executiva. O plenário do Conselho Estadual de Saúde reúne-se ordinariamente uma vez por mês e extraordinariamente sempre que convocada pelo presidente ou por requerimento da maioria de seus membros.

As entidades ou instituições, previamente habilitadas, são escolhidas por meio de plenárias de acordo com seus respectivos segmentos (usuários, trabalhadores ou gestor/prestador de serviço).

Fonte: Secom - PME 



Nenhum comentário:

Postar um comentário