segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Escola Apícola sediará mini-curso de alimentação alternativa para escolas da cidade de Esperança e mais seis municípios


Foto: Escola Apícola, em Alagoa Nova

Cerca de 35 nutricionistas, coordenadores de merenda e merendeiras de escolas de sete municípios da área de abrangência do Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, participarão nos dias (28/01) e (29/01), na Escola Apícola, em Alagoa Nova, a 138 quilômetros de João Pessoa, de um mini-curso de alimentação alternativa.

O objetivo do curso é melhorar a qualidade da alimentação das crianças, reduzir a produção de lixo orgânico e preservar e conservar o meio ambiente. O curso contará profissionais que trabalham com a merenda escolar dos municípios de Alagoa Nova, Areial, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, São Sebastião de Lagoa de Roça e Esperança e foi também proposta de vários projetos pedagógicos de muitos professores destes municípios que participaram da capacitação em educação ambiental ministrada pelo Projeto Rio Mamanguape nos anos de 2011 e 2012.

O curso terá início às 8h e será ministrado pela professora Maria do Socorro Bezerra Duarte, da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, do Campus de Lagoa Seca da Universidade Estadual da Paraíba. O curso terá uma introdução teórica que incluirá informações sobre ambiente adequado para manipulação de alimentos; considerações sobre a limpeza e higienização do ambiente; vestuário adequado para manipulação de alimentos; higiene pessoal; cuidados com equipamentos e utensílios; alimentação alternativa: conceitos e composição nutricional e manipulação de alimentos alternativos.

Na segunda etapa do curso os participantes se dedicarão a manipulação, ao processamento de alimentos, a preparação de várias receitas e a degustação. Eles amanhã de manhã realizarão o processamento da polpa energética, processamento da polpa de uva, processamento de polpa de abacaxi e maracujá e o processamento de “fanta” caseira.

Na terça-feira (29/01), os participantes do curso iniciarão as atividades trabalhando o cozimento de legumes e em seguida o processamento de legumes em conserva. Antes do encerramento eles trabalharão o aproveitamento da entre casca do maracujá e o seu processamento em doce, seguido de degustação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário