segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Esperança já prepara seu carnaval 2013.



A Prefeitura Municipal de Esperança vai manter a tradição e já prepara a cidade para receber os foliões durante os quatro dias do Carnaval da Esperança, Tradição e Alegria, que acontece de 9 a 12 de fevereiro, com toda uma estrutura da Tradição somada a Modernidade dos Trios Elétricos na avenida.

Segundo a Prefeita Interina Cristiana Almeida, que bateu o martelo para a festa acontecer no último dia 25, a tradição precisa ser mantida pelos seus valores culturais e pela população que espera ansiosamente esta festa todos os anos, além do evento ter ainda o caráter de gerador de emprego e renda e aquecimento da economia do município. Concluiu.

A edição 2013 do Carnaval terá como palco a Rua Manuel Rodrigues de Oliveira, que será transformada no corredor da folia, com decoração, iluminação, palco, segurança, conforte e lazer a população, que terá  um carnaval de muita tranquilidade e alegria.

A exemplo de muitas cidades brasileiras, Esperança mantém viva as festas tradicionais e oficiais do município, e a exemplo do carnaval, valorizando a cultura popular dos Papangús, Bumba-meu-boi, dos índios, do Pereira, além das Escolas de Samba e charangas, que representam sem sombra de dúvida, importantes elementos culturais, que abrilhantam a cada ano, os festejos carnavalescos.

História do Carnaval

O carnaval chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado. O carnaval de rua manteve suas tradições originais, sobretudo na região Nordeste do Brasil. Tradicionalmente, nas cidades do interior, as pessoas saem às ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.

Fonte: Secom – PME 


Nenhum comentário:

Postar um comentário