terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Por Arlane Souza Gama - A maior necessidade do ser humano é cuidar de sua alma



Diante da realidade do mundo em que vivemos, de tanto corre corre precisamos parar um pouco diante de Deus todos os dias para que Ele venha por em ordem a bagunça e a desordem do nosso coração, com seus sentimentos e desejos desgovernados.”Pois a maior necessidade do ser humano é cuidar de sua alma o resto é consequência.” (Imitação de Cristo).

Somos semelhantes a relógios que se quebram pela força do tempo, e ficam com seus ponteiros totalmente desorientados. Assim é cada um de nós, relógios quebrados pelas dificuldades e contrariedades da vida, desilusões, perdas, solidão e tantos outros sentimentos que só o coração o humano é capaz de produzir.

Esses ponteiros desgovernados são na maioria das vezes os nossos sentimentos com as nossas paixões e afetos que estão totalmente fora de harmonia dentro de nós. Faz-se necessário muitas vezes que sejamos senhores de nós mesmos, que aprendamos a lidar com os nossos próprios ponteiros, pois há no coração humano muita confusão, desarrumação e inquietação.

Como um relógio quebrado e com ponteiros desgovernados precisa de um bom técnico para consertá-lo, assim também precisamos de um bom relojoeiro para colocar nossos ponteiros em ordem. Não precisamos de um relojoeiro que entenda de maquinas, mas de coração, de alma e de sentimentos.

Se quisermos ter bom êxito em qualquer coisa que façamos, é preciso conhecer bem o que “iremos mexer”. Um médico, por exemplo, se quer ter sucesso em uma cirurgia vai precisar ter conhecimento não só da doença, mas necessariamente das condições físicas de cada paciente: pressão, tipo de sangue, se é alérgico a determinado medicamento etc. Assim ele obterá seu objetivo, que é a cura de seu paciente.

Da mesma forma é um simples relojoeiro, muitas vezes ele passa um bom tempo estudando para saber lidar com cada tipo de relógio, pois nem sempre todos tem o mesmo defeito, como também nem sempre todas as pessoas têm as mesmas doenças. Na maioria das vezes os relógios chegam estragados de tal forma que o único jeito é o lixo mesmo, e a única solução é outro novo.

Com conosco acontece o contrario de tudo isso. Por que sendo Deus o nosso relojoeiro Ele não precisa de nenhum curso técnico para saber lidar conosco, pois sendo Ele o nosso próprio criador sabe quais são as peças que nos estão faltando, e nem tão pouco corremos o risco de sermos jogados fora, por maior que seja o estrago causado em nós pelo pecado.

Assim, nos coloquemos diante de Deus todos os dias para que Ele venha por em ordem toda essa máquina humana que somos, para que os nossos ponteiros passem a funcionar em perfeita harmonia. Como nos dizia o grande santo Agostinho: Só Deus pode saciar as exigências do coração humano!


Arlane Souza Gama
Consagrada Comunidade Vida
Obra Nova do Coração de Maria 






Nenhum comentário:

Postar um comentário