quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Estado da Paraíba acumula maior redução de homicídios do Nordeste: 9,69%



Paraíba acumula uma redução de 9,69% no número de homicídios registrados no Estado entre os meses de janeiro a novembro de 2012 em relação ao mesmo período de 2011. Esta é a maior redução de crimes dessa natureza em relação a igual período do ano passado quando comparada com outros estados do Nordeste, a exemplo de Pernambuco (7%) e Rio Grande do Norte (0,9%).

Segundo dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria da Segurança do Estado, enquanto nos 11 primeiros meses deste ano foram contabilizados 1.388 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), no ano passado ocorreram 1.537 crimes em igual período.

Os dados foram apresentados pelo coordenador do Núcleo de Análise Criminal e Estatística, capitão Vinícios Lima, ao governador Ricardo Coutinho, durante reunião de monitoramento com gestores de segurança, realizada na tarde desta quarta-feira (5), no Palácio da Redenção, em João Pessoa.

Na ocasião, também foi destacada a queda dos homicídios acumulados em novembro de 2012, em relação ao mesmo mês nos anos anteriores. Este ano foram 114 homicídios, enquanto que em 2011 foram contabilizados 138. Já em 2010 foram 156 e em 2009 163 casos de CVLI.

Segundo o secretário da Segurança da Defesa Social, Cláudio Lima, os números representam uma diminuição de 30% em relação a 2009. Ele ressaltou ainda que os CVLI registrados em João Pessoa, especificamente, também tiveram queda no comparativo do mês de novembro deste ano com o de anos anteriores. “Para se ter ideia, houve 51 homicídios em novembro de 2009 e 38 no mesmo período em 2012”, destacou.

No Nordeste – O relatório do Nace ainda mostrou que, de janeiro a novembro deste ano, a Paraíba teve a maior redução (9,69%) de homicídios em relação ao mesmo período do ano passado no comparativo com a queda destes crimes registrada em outros estados do Nordeste, a exemplo de Pernambuco (7%) e Rio Grande do Norte (0,9%). Em contrapartida, nos estados da Bahia e do Ceará foi registrado aumento de 2,7% e 33,4% no número de CVLI, respectivamente.


O governador Ricardo Coutinho afirmou que este tem sido um ano positivo, pois, após 11 anos de crescimento ininterruptos, pela primeira vez, o estado está terminando 2012 com um índice menor do que no ano anterior e com a perspectiva de fechar o ano com o maior índice de redução dos homicídios do Nordeste.

Ricardo destacou que é preciso continuar trabalhando intensamente para terminar 2012 com menos homicídios que 2011 e recomendou atenção especial das polícias nas Unidades de Polícias Solidárias (UPS), e no reforço das ações de visibilidade neste mês de grande movimentação devido as compras e festejos de natal e final de ano.

O governador concordou com a sugestão do procurador geral de Justiça, Oswaldo Trigueiro, de que o Tribunal de Justiça, o Ministério Público e a Defensoria Pública se insiram no trabalho integrado de combate aos crimes violentos. “Nós precisamos construir essa parceria entre juiz, promotores e defensores para complementar o trabalho operacional das polícias militar e civil. Esse processo de monitoramento mensal tem sido fundamental para discussão das estratégias de combate aos crimes violentos”, completou Ricardo.

Além do secretário da Segurança, Cláudio Lima, estiveram presentes à reunião os comandantes da Polícia Militar, coronel Euller Chaves, do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, os secretários de Administração Penitenciária, coronel Washington França, Comunicação Institucional, Estela Bezerra, e Finanças, Aracilba Rocha.

Unidades de Polícia Solidária – As regiões abrangidas pelas Unidades de Polícia Solidária (UPS) obtiveram redução de homicídios, de acordo com o material apresentado pela Secretaria da Segurança.

Na 1ª UPS instalada no Estado, no bairro do Alto do Mateus, na Capital, nos onze meses de 2012 foram registrados oito crimes desse tipo, 11 a menos que em todo o ano de 2011. Em 2010, foram contabilizados 22 CVLI na localidade.A diminuição de homicídios também foi verificada na UPS de São José, que teve 12 CVLI em 2012, de janeiro a novembro, e 37 em todo o ano de 2011.

Secom - PB




Nenhum comentário:

Postar um comentário