terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Dia “D” de Vacinação Anti-rábica acontece nesta quarta-feira 19/12 na cidade de Esperança.



A Vigilância em Saúde Ambiental de Esperança, está realizando nesta quarta-feira 19/12 o dia “D” da campanha de vacinação anti-rábica para cães e gatos.

A vacinação acontecerá nos seguintes pontos: na antiga Vigilância Sanitária na Rua de Areia e no antigo Hospital geral na Rua Dom Manoel Palmeira, das 08:00 às 10:00hs e das 14:00 às 17:00 horas.

O coordenador da vigilância Joabson Fernandes ressalta a importância de todos que ainda não vacinaram seus animais de estimação levem seus bichinchos de estimação para serem vacinados, pois é muito importante que a população colabore com essa campanha.

RAIVA

O QUE É A RAIVA?

A Raiva é uma doença contagiosa e letal, causada por um vírus que afeta tanto os animais quanto o homem.

COMO É TRANSMITIDA?

A transmissão se dá através do contato com a saliva de um animal doente, principalmente pela mordida, do cão ou gato. É importante saber que nem toda mordida transmite a Raiva. Para haver a transmissão, é necessário que o animal agressor seja portador do vírus na saliva. No meio rural, o morcego hematófago  - que se alimenta de sangue - é um dos mais importantes transmissores da raiva, principalmente para os herbívoros e para o homem.
Animais silvestres, como micos, sagüis, gambás e morcegos, também podem transmitir a Raiva. No caso de acidentes com estes animais, procure imediatamente um Posto de Saúde para iniciar o tratamento anti-rábico, pois não existe período de observação definido para estes animais.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

Mudança de comportamento: o animal doente passa a se esconder ou agir de maneira diferente do usual;
Agressividade;
Salivação - o animal baba muito. Às vezes, parece que está engasgado.
Também podem acorrer prostração, falta de apetite e paralisia.

ATENÇÃO:

Nem todo animal que saliva (baba) está com raiva. A doença pode causar dificuldade de deglutição da saliva, daí a impressão de o animal estar babando.  É importante enfatizar que a agressividade pode ser causada por vários outros problemas de saúde, e somente o médico veterinário poderá fazer um diagnóstico preciso.

COMO EVITAR A DOENÇA:

A vacina é a única maneira eficaz de se controlar a doença. A Raiva é uma doença incurável, portanto, é necessário um controle rigoroso da vacinação dos animais domésticos e do campo. Vacine seu animal nas campanhas de vacinação: a partir dos primeiros meses de idade, todos os cães e gatos devem receber a vacina. O reforço deve ser feito anualmente. A aplicação da vacina é gratuita, e você pode vacinar seu cão na Unidade Jorge Vaitsman, no Centro de Controle de Zoonoses ou em outros postos à qualquer época do ano.
Leve seu cão ou gato pelo menos uma vez por ano ao médico veterinário, e qualquer mudança repentina no comportamento do animal deve ser investigada.

Evite deixar seus animais soltos na rua, pois eles podem ser atacados por animais errantes. Não há tratamento para os animais. Portanto, se seu cão ou gato não estiverem vacinados e forem mordidos por animal portador do vírus da Raiva, eles poderão adoecer e morrer.

O QUE DEVO FAZER SE EU FOR MORDIDO POR UM CÃO OU GATO?

Se uma pessoa é mordida ou arranhada por um cão ou gato não vacinados contra a Raiva ou de origem desconhecida (animais de rua), o animal agressor deve ser capturado para permanecer em observação por 10 dias. A vítima deverá imediatamente lavar a ferida com água e sabão abundantes (o sabão destrói o vírus) e se encaminhar ao posto de saúde mais próximo para orientação médica quanto ao tratamento. Se o animal morrer (mesmo sem ter apresentado nenhum sinal da doença), o corpo do animal deverá ser encaminhado ao órgão competente para fazer o exame. Ele é gratuito. Se, no entanto, o animal agressor desaparecer ou não puder ser capturado para cumprir o período de observação, a pessoa deve se dirigir imediatamente a um posto de saúde para receber o tratamento com o soro e vacina contra a Raiva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário