quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Água Fonte de Vida – Por Padre Antoniel Batista



Queridos irmãos e irmãs, a paz e luz de Deus às nossas vidas!

Tive a oportunidade de acompanhar pelos noticiários e imagens via internet a situação em que se encontra grande parte de nossos Estados nordestinos por causa da seca que provoca a morte de centenas e milhares de animais e devasta a agricultura de nossos pequenos produtores.

Contudo, a gravidade desta situação tornou-se ainda mais concreta quando por telefone falei com minha mãe e ela, com grande angústia, relatou a realidade sub-humana em que se encontram numerosas famílias na cidade de Esperança – PB, as quais estão sem água para suas necessidades essenciais, como tomar banho, cozinhar e muitas vezes falta água até para beber. Isso é um absurdo!

Não se pode conceber uma situação destas em pleno século XXI, onde a técnica e as várias possibilidades de avanço científico e econômico batem às nossas portas diariamente, principalmente em um país como o Brasil que hoje é uma das maiores potências econômicas mundiais, que tem a maior reserva de água doce potável do mundo, tanto que os olhos das grandes nações se voltam para nossos rios com ambição e já pensam as várias possibilidades de tomar de nós aquilo que por natureza é nosso.

Contudo, cidadãos, os maiores responsáveis por este quadro lamentável de nosso povo sofrido, já chagado por tantas privações, somos nós mesmos porque mesmo podendo fazer uso legítimo e consciente de nossos direitos e deveres nos calamos e alienamo-nos ou priorizamos outros aspectos banais, como lutar incansavelmente para eleger nossos candidatos políticos só para mostrarmos que somos os maiorais, poderosos e influentes. Contudo, no dia a dia de nossa História vemos nossas famílias carregando latas d´água na cabeça, isso guando ainda tem água nos chafarizes ou cacimbas, para não morrerem de sede e garantir a sua própria sobrevivência.

Claro que aqueles que têm suas piscinas cheias, suas cisternas de 20 mil litros ainda transbordantes ou que podem comprar inúmeros carros-pipa para a bastecer suas residências estão pouco preocupados com os milhares de pais e mães de famílias que gastam os últimos centavos de um mês inteiro de trabalho para comprar um tonel d´água para não deixarem seus filhos morrerem de sede.

Como seria bom se, ao invés de utilizarmos as redes sociais de comunicação para declamarmos guerra a certos adversários políticos ou fazermos publicações inúteis que às vezes expõem nossas vidas pessoais a pessoas que se utilizam delas para prejudicarem a nós mesmos, começássemos a fazer com que as mesmas que são nossos “amigos” possam aprender a desenvolver melhor sua capacidade crítica e lançar um olhar mais reflexivo para a própria realidade que nos circunda, à exemplo desta e outras questões, pois deveríamos cobrar de nossas lideranças públicas ações que melhorem nossas condições de vida para que tenhamos acesso a saneamento básico, sistema de saúde digno, educação, alimentação e com certeza ÁGUA que é fonte de vida, sem ela não podemos sobreviver.

Meus caríssimos concidadãos o que provoca a falta d´água em nossos lares não é a seca, pois existem países como Israel, por exemplo, que têm sistemas de armazenamento de água moderníssimos e que fazem irrigações de plantações inteiras de uvas e outras coisas mais e lá o índice de chuva é muito baixo, menor que no nosso Cariri paraibano. 

A questão é que desenvolvem políticas públicas de qualidade que visam o desenvolvimento e o bem comum, não apenas seus interesses particulares. Por isso, devemos exigir de nossos políticos a união dos poderes municipais, estaduais e federais para que olhem para o nossas necessidades fundamentais e garantam o mínimo de dignidade humana e não visem só o desenvolvimento econômico dos grandes polos industriais, mas que sua prioridade seja “que todos tenham vida e vida em abundância”, como diz o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Assim seja. Amém!

Pe. Antoniel Batista dos santos



Nenhum comentário:

Postar um comentário