quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Por Rau Ferreira - Acácia Amarela: Simbologia Espiritual


Foto:Reprodução Internet

A Acácia é uma árvore ornamental que floresce nos meses de julho a agosto e pode atingir dois metros de altura. O seu fruto tem formato de vagem e o tronco pode conter espinhos, muitos utilizam como cerca viva. Sua madeira é bastante resistente, por isso usada nas antigas construções. Na natureza, existem cerca de 400 espécies. Algumas produzem goma-arábica e outros um fruto comestível. Suas flores – brancas ou amarelas – são usadas como adornos.

No Egito Antigo, eram consideradas sagradas e possuíam o nome hieroglífico de Shen. Segundo a tradição, a cruz em que Jesus foi pregado no monte Gólgota era de um tronco de acácia. E no Tabernáculo Judeu, a Arca da Aliança (Êxodos, 25 - 10), a Mesa dos Pães (Êxodo, 25 - 23) e o Altar dos Holocaustos (Êxodo, 27 - 1), tinham esta madeira por origem. Diz a lenda, que os três irmãos perjuros esconderam o cadáver de Hiram Abiff sob um ramo de acácia, que após alguns dias revelou o seu corpo, possibilitando a Salomão dar-lhe um enterro digno.

Suas folhas se abrem para o sol e fecham-se ao ocaso, seus ramos são verdes e entre os Árabes esta leguminosa era chamada de “Houza”.

Em muitas religiões e seitas assume simbologia própria, significando segurança e clareza. Luiz Gonzaga e Orlando Silveira na composição “Acácia Amarela” (CD Eterno Cantador. BMG/RCA: 1982) nos trazem alguns desses sinais evocativos, onde o mal é submerso e imperam a harmonia e a concórdia, caminhos que o homem deve seguir para sua construção moral e espiritual.

Rau Ferreira

Referências:
- COUTO, Sérgio Pereira. Maçonaria – Sociedades Secretas. Universo dos Livros. São Paulo/SP: 2006.
- FIGUEIREDO, Joaquim Gervásio de. Dicionário de Maçonaria. Editora Pensamento.
- GONZAGA, Luiz. SILVEIRA, Orlando. Acácia Amarela.  CD Eterno Cantador. BMG/RCA: 1982.




Nenhum comentário:

Postar um comentário