sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Recuperação de nascentes e construção de tanques de pedra na cidade de Esperança e região é divulgada nacionalmente em congresso.



As ações do Projeto Rio Mamanguape na recuperação de nascentes e na construção de tanques de pedra foram mais uma vez divulgadas nacionalmente com a apresentação de artigos científicos no XXII Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem, realizado no período de 04 a 09 deste mês, em Cascavel (PR).

O Projeto Rio Mamanguape é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental e tem atuação nos municípios de Alagoa Nova, Areial, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas e São Sebastião de Lagoa de Roça. A participação do Projeto no evento aconteceu com a técnica e biologa Josilda de França Xavier.

Um dos artigos apresentados no Congresso, “Recuperação e Preservação das Partes das Nascentes da Bacia do Rio Mamanguape - PB”, abordou o processo de recuperação das nascentes do Rio Mamanguape em áreas de minifúndios, com a utilização de plantas nativas do bioma Caatinga, frutíferas e algumas espécies exóticas, com o objetivo de realizar um manejo adequado nas áreas recuperadas, ao tempo que proporciona uma melhor qualidade de vida aos seus habitantes e um equilíbrio na natureza.

Em sua conclusão o artigo constatou o bom desenvolvimento no reflorestamento das áreas degradadas, considerando que se buscou fazer a cobertura de terra com plantas adaptadas a convivência do pequeno produtor da região semi-árida. O artigo foi elaborado pelos técnicos da Coopacne Josilda de França Xavier, Maria Zélia Araújo, Wasthenayda Patrício Santos, Daniel Gregório Júnior e Maria José dos Santos.


No outro artigo apresentado no XXII Congresso Brasileiro de Irrigação e Drenagem pela Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste – Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, “Construção e Recuperação de Reservatórios para Armazenamento de Água Potável na Bacia do Rio Mamanguape-PB”, foi abordado o trabalho desenvolvido com este tipo de equipamento nos municípios de Alagoa Nova, Esperança, Lagoa Seca e São Sebastião de Lagoa Roça. 

No total foram construídos quatro tanques e um foi recuperado em Esperança. Também foi construído um tanque em São Sebastião de Lagoa de Roça e outro em Lagoa Seca. Eles possuem capacidade de armazenar 73 mil metros cúbicos e um custo de implantação 25% menor em comparação com a construção de cisternas de placas, quando se confronta o volume armazenado em relação o custo de construção. O artigo foi elaborado pelos técnicos Josilda de França Xavier, Maria Zélia Araújo, Wasthenayda Patrício Santos, Daniel Gregório Júnior, Maria José dos Santos e Lucílio Vieira.

Artigos

Este ano, o Projeto Rio Mamanguape teve vários artigos científicos aceitos em congressos e seminários este ano. Dois deles no 5º Congresso Brasileiro da Rede Brasileira de Tecnologia do Biodiesel, no 8º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, na Bahia, outro no 1º Seminário Campinense de Saúde Ambiental e mais um no I Inovagri Internacional Meeting & IV Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação, no Ceará.  No XII Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia foram aprovados três trabalhos científicos, na categoria resumo expandido.

Fonte:COOPACNE




Nenhum comentário:

Postar um comentário