sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Por Rau Ferreira - Grande com Jeitinho de Pequena.



Esperança vem despontando já alguns anos com referencial para o comércio, destacando-se entre as dez maiores economias do Estado. Esta pungente realidade deve-se ao trabalho de pessoas abnegadas, a boa localização e a receptividade do seu povo acolhedor. Às vésperas de completar 87 anos de emancipação política, a cidade ainda guarda um jeitinho de pequena apesar de ser grande em números.

O Município tem uma população de 31.095 habitantes, com densidade demográfica de 188,24 hab./km² e IDH médio de 0,632 (PNUD/2000).

O seu território tem um espaço de 164 km², com altitude máxima de 635 metros acima do nível do mar (Serrote dos Cocos). Além da sede (Esperança), registra cinco bairros (Belo Jardim, Lírio Verde, Nova Esperança, Beleza dos Campos e Centro) e três distritos (Massabielle, São Miguel e Pintado).

O seu bioma – hoje classificado como Caatinga (semiárido brasileiro) – já foi mais brejeiro. Quem não lembra o friozinho que fazia antigamente? O índice pluviométrico tem declinado ao longo dos anos, com enfrentamento de grandes períodos de estiagem.

O PIB supera a marca dos duzentos e vinte mil reais (IBGE/2009), possuindo uma renda “per capita” de R$ 7 163,27. O percentual de receitas e despesas gira em torno de 52,7% e 47,3%, representando os serviços na área de arrecadação o importe de R$ 165.766,00 (IBGE).

Temos 34 escolas de ensino fundamental, 28 pré-escolas e três de ensino médio, que atendem na primeira fase 6.466 alunos e 983 no ensino médio, sendo o total de 374 professores nas redes municipal e estadual.

A frota de veículos municipal está assim constituída: Automóveis - 1.920; Caminhões – 429; Caminhonetes – 297 e Motos - 1.737.

Esta progressão está muito aquém do que observamos no trânsito local. Até onde sabemos, a nossa cidade tem um dos maiores índices de motocicletas em circulação no Nordeste. Na prática nem todos os veículos estão licenciados ou emplacadas nesta 20ª Ciretran.

Na política há duas correntes que praticamente dividem o eleitorado. Sua força contribuiu grandemente para a eleição de dois deputados estaduais e um federal, que representam o nosso município nas Câmaras Estadual e Federal. São 24.618 eleitores distribuídos por toda a 19ª Zona Eleitoral, que é presidida pela Dra. Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga.

Outro setor que vem ganhando espaço nos últimos anos é o industrial, registrando a cidade diversas fábricas de móveis e roupas. Mas por ser eminentemente empreendedoras, há muitas fabriquetas de esquadrias e até pequenas indústrias de fundo de quintal que igualmente produzem e representam uma fatia do bolo da arrecadação municipal.

Com toda essa grandeza, não é difícil perceber a importância do Município para o Estado da Paraíba. Todavia, não perde o seu jeito de pequenina. As pessoas ainda se encontram nas ruas para conversar, sentam-se nas calçadas no fim de tarde e promovem o bom convívio social.

É uma terra de gente ordeira sem igual, onde as diferenças dão lugar ao desejo de ver a nossa cidade crescer a cada vez mais.

Por Rau Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário