segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Paraíba terá dois abatedouros de avicultura alternativa até janeiro de 2013


Foto: Meramente Ilustrativa ( Reprodução Internet)

Cerca de 400 famílias de avicultores alternativos na Paraíba receberão os dois primeiros abatedouros do Estado até janeiro de 2013. Um deles começou a ser construído na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, no Agreste, e o outro em Monteiro, no Cariri. Os principais objetivos são selar o produto paraibano com qualificação de inspetoria federal e estadual e abrir portas para o mercado privado.

O primeiro abatedouro, na cidade de São Sebastião de Lagoa de Roça, manterá ativo o segmento com 100 famílias produtoras de três associações. “Apesar desse número cadastrado, outra quantidade de avicultores também usarão o abatedouro, o que pode aumentar bastante a produção no Estado para os supermercados que aqui atuam, por exemplo. As capacitações para o uso do equipamento começam este mês”, anunciou a gestora do projeto Avicultura Alternativa do Sebrae Paraíba, Andrea Xavier.

Já o outro abatedouro, em Monteiro, atenderá a cerca de 300 famílias avicultoras no território. São cinco associações que atuam na atividade, espalhadas por Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro, Sumé, Zabelê e Prata. Segundo a gestora do programa Territórios da Cidadania no Cariri, Maria Madalena Andrade, um conselho de inspeção federal está construindo um planejamento estratégico para que os envolvidos se capacitem e desenvolvam a gerência do negócio.

“Contratamos um consultor sênior que está acompanhando o projeto, fazendo o planejamento, inclusive com marketing. Nosso parceiro, a Aval – Associação de Avicultura de Monteiro, está nos apoiando, entrando com consultoria empresarial sobre a gestão do abatedouro. Não será mais um ‘elefante branco’ no território, terá gestão coletiva e será funcional para todos”, garantiu Madalena.

Negócios - A Cooperativa Paraibana de Avicultura Alternativa e Agricultura Familiar (Copaf), que ganhou o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios este ano, na categoria negócios coletivos, será uma das beneficiadas  com o abatedouro. A premiada foi a presidente da Copaf, Maria Nazaré dos Santos Barbosa. Ela disse que as cooperadas já vendem para supermercados como os da rede Wallmart, mas apenas ovos. “Ampliaremos nosso negócio com a carne que terá a marca Sou Caipira”, disse.

A Copaf também será capacitada com o projeto do abatedouro de Lagoa de Roça. Agora os cooperados estão em processo de agregar mais associações e aumentar as famílias cooperadas. De 26 a 30 deste mês, haverá na cidade uma capacitação do Sebrae sobre formação de preço de vendas e outras informações sobre gestão que serão úteis para todos os avicultores.

Fonte:PBAgora



Nenhum comentário:

Postar um comentário