domingo, 18 de novembro de 2012

Por Rau Ferreira - Divisão espacial de Esperança.



Dizia o poeta, que “Esperança foi grande quando era pequenina”. A frase evoca um passado em que todos se conheciam e a cidade era apenas quatro ou seis ruas. A cidade com suas casas baixas e seus tanques de pedra, deu lugar ao grande empório do brejo paraibano, sobressaindo atualmente alguns arranha-céus, grandes empresas e depósitos.

Com o passar dos anos o município alargou-se em seus extremos, tomando parte dos antigos loteamentos para assim constituir suas urbes. A partir daí surgiu a necessidade de se dividi-la em bairros. Essa nova configuração teve início com o Projeto de Lei Complementar nº 02, que tramitou na Câmara Municipal em 2006. O arquétipo desta lei tratava assim do Plano Diretor Municipal.

No corpo desta lei foram definidos os limites territoriais e o zoneamento urbano de Esperança. Assim a cidade foi zoneada para um melhor aproveitamento de suas potencialidades e atender melhor as políticas públicas de desenvolvimento em suas diversas áreas.

Na oportunidade ficou estabelecida a divisão municipal, com a criação dos bairros Beleza dos Campos, Belo Jardim, Lírio Verde, Nova Esperança e Portal (art. 16, parágrafo único). O centro da cidade ficou restrito aos limites que o município apresentava na década de 70, sendo talvez um dos maiores.

A própria evolução econômica e social esperancense dispôs certo afastamento das pessoas, tanto quanto hoje estão distantes alguns pontos da cidade. Imagine você sair do Portal até a Cagepa! Por outro lado, essa dificuldade fomentou outros ramos da atividade econômica, como os mototaxistas.

Foto Aérea antiga da cidade de Esperança 


E assim vão se tomando os rumos das coisas. Particularmente, sou do tempo das ruas batidas de chão. Brinquei muito no terreno onde foi construída a sede da Energisa, vizinho a casa do editor deste blog. Mas não posso deixar de acentuar que gosto muito de ver Esperança grande, e muito me orgulha tê-la como polo comercial.

Todavia, o povo inteligente soube logo providenciar a proximidade das tribos invadindo, por assim dizer, as redes sociais: blogs, sites, facebook e Orkut. Estes, com um domínio tal, que hoje é possível correr todas as artérias; saber o que acontece até no Calçadão, sem ser preciso sair de casa. Podemos dizer que o espaço geográfico de Esperança não está restrito somente ao seu território, e abrange também a internet.

Se esta já era grande quando fora pequenina, hoje em sua grandeza é ainda maior. Precisamos, pois, nos adaptar aos novos tempos e bem conduzir os destinos desta terra amada. Quem não acompanhar estas mudanças ficará para trás, nas águas do passado.

Foto Aérea da cidade de Esperança 2010.


Fonte: Rau Ferreira




Nenhum comentário:

Postar um comentário