sábado, 24 de novembro de 2012

Símbolos do Natal em Esperança



Natal época de concórdia e harmonia entre os povos, que festejam o nascimento de Jesus – O Salvador da Humanidade – obviamente, a data mais importante do calendário cristão.

Nos dias atuais não se tem a conotação do natalício humilde de Cristo. Chocolates, avelãs, perus e queijos recheiam o cardápio natalino. Quanto aos símbolos, estrelas, reis magos e até papai Noel disputam a atenção de todos.

Esperança mantém intacta, de certa forma, a tradição e comemora com muita galhardia o 25 de dezembro.

As famílias se reúnem, fazem a sua ceia larga e assistem atentamente missas e cultos.
Mangedouras são dispostas nas casas e, na zona rural, realizam-se novenas.


A “lapinha” de Inacinha Celestino é um ícone a parte. Montada em sua residência na rua Solon de Lucena, há mais de 66 anos é visitada por curiosos e turistas.

Na Igreja Matriz também é ornamentado uma representação daquela noite santa, que recebe igualmente a presença maciça de visitantes. E o coral que se apresenta nas celebrações, dá um toque de elegância e requinte aos trabalhos litúrgicos.

A peregrinação da Imagem do Bom Conselho pelas 30 comunidades católicas é um capítulo a parte. Tem início ainda no mês de novembro e percorre o município, preparando a vinda do Menino Jesus.

As igrejas evangélicas também fazem os seus cultos e partilham a santa ceia.

Casas comerciais, repartições públicas etc. entram neste clima de amor e paz. Por sua vez, a edilidade se encarrega de enfeitar as nossas praças, com lâmpadas luminosas e enfeites evocativos.

Enfim, a cidade em seus quatro recantos transmite um sentimento acolhedor para homenagear calorosamente o nosso único e verdadeiro rei.

Fonte: Rau Ferreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário