quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Prefeitura de Esperança prepara cemitério para Dia de Finados.



A Prefeitura Municipal de Esperança através da Secretaria de obras, já concluiu todo o trabalho de manutenção do Cemitério de Nossa Senhora do Carmo, com vistas a garantir segurança e conforto aos visitantes na próxima sexta-feira, 02 de novembro, Dia de Finados, quando a cidade recebe um grande numero de pessoas, que aqui chegam para reverenciar os seus mortos.

Durante toda a semana que antecedeu a data, foram realizados em toda estrutura do Cemitério local, serviços de pintura, retirada de entulhos, manutenção na rede elétrica, entre outros serviços, que sempre são realizados de forma rotineira pela Secretaria, mas que nesta época, ganha uma intensificação maior, para receber os visitantes de Esperança e cidades vizinhas.


Já a Missa em memória aos falecidos acontece às 7h30 horas da manhã e às 16h30 no Cemitério de Nossa Senhora do Carmo e a noite as 19h30 na Igreja Matriz da cidade.
Para este Dia de Finados, de acordo com alguns donos de floriculturas, as vendas de flores na sexta-feira, devem apresentar crescimento de até 20% em relação à mesma data no ano passado, o que aquece a economia e gera renda extra aos comerciantes.

 Assim como outras datas são importantes para nossas vidas, o dia 02 de novembro, mais conhecido como dia de finados, também tem sua relevância, pois foi criado em homenagem às pessoas falecidas.

A escolha da data se deu em virtude do dia de todos os santos, 1º de novembro, quando os religiosos acreditavam que todas as pessoas, ao morrerem, entram em estado de graça, mesmo não sendo canonizados.

A cultura de dedicar um dia para homenagear os mortos varia muito de localização ou religião, mas segue os princípios do catolicismo, pois a partir do século XI, os Papas Silvestre II, João XVII e Leão IX passaram a exigir tal celebração.

O dia dos mortos é um dia de respeito, dedicado para que as famílias celebrem a vida eterna dos seus entes falecidos, tendo esperança de que tenham sido recebidos pelo reino de Deus.

Secom - PME


Nenhum comentário:

Postar um comentário