sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Turismo no Brejo paraibano é referência para outros estados

Foto:Cidade de Areia Paraíba
 
Turismo no Brejo paraibano é referência para outros estados; turismo rural se destaca

A região do Brejo paraibano, a cerca de 120 km de João Pessoa, abriga inúmeros experiências positivas do turismo rural. Atividades criativas, que envolvem gastronomia, artesanato, hospedagem, música, com foco na experiência e a na produção, são referência para o fomento do turismo na Paraíba e já são modelo para outros estados. Na próxima quarta e quinta-feira (17 e 18), a cidade de Areia recebe oito analistas de turismo de Pernambuco, que irão conhecer de perto casos de sucesso do turismo rural paraibano.

De acordo com a gestora de Turismo do Sebrae Paraíba, Regina Amorim, a equipe vai conhecer as ações de inovação adotadas nos equipamentos turísticos de Areia e que estão agregando diferencial para o turismo da região. “São casos de sucesso nas áreas de agronegócios, cultura, artesanato, música, gastronomia e hospedagem que inovaram dentro da metodologia da produção associada ao turismo, gerando produtos e serviços de qualidade no turismo rural do nosso estado”, disse Regina.

A gestora destacou que a visita de especialistas em turismo de Pernambuco é resultado dos contatos estabelecidos durante a 8ª Feira Regional de Turismo Rural (Ruraltur), realizada em Campina Grande, em agosto. “Durante o evento foi possível mostrar o que a Paraíba está desenvolvendo no turismo rural e como estamos inovando para oferecer aos turistas produtos diferenciados”, ressaltou.

A gestora de Informações Turísticas da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), Daniela Alecrim, disse que a visita tem o objetivo de contribuir com o desenvolvenvolvimento e aprimoramento do turismo rural de Pernambuco. “Queremos visitar os equipamentos de turismo rural e as experiências positivas do segmento que o destino apresenta. Para incremento do nosso turismo rural, nada melhor do que a visita in loco de cases de sucesso”, destacou Daniela.

Além da Empetur, a visita a Areia vai contar com a participação de técnicos da Fundação Gilberto Freire (PE), da Associação Pernambucana de Turismo Rural (APTURR) e da Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (APAR).

Atividades Criativas

No início de 2012, o Sebrae Paraíba mapeou e enumerou 30 atividades criativas na cidade de Areia e mais 17 no município de Bananeiras. As atrações são variadas e não há limite para a criatividade. São engenhos que mostram a produção da cachaça e oferecem degustação, a doceira que faz seu produto artesanalmente junto com o cliente, a artesã que ensina seu ofício a quem visita a loja, servindo um café com biscoitos caseiros, artesãos que mostram o trabalham feito com a palha da bananeira, em um piqueninque.

De acordo com Regina Amorim, a região do Brejo vem inovando, valorizando o talento e a cultura regionais. “Esses são os diferenciais da região. A inovação e a criatividade, além de fomentar o turismo, estão aumentando a renda da população e criando mais empregos na região”, destacou Regina.

Região é reconhecida por revista nacional

A região do Brejo paraibano faz parte do roteiro “Muito mais que sol e mar”, divulgado pelo Governo do Estado. Esse roteiro será divulgado na edição de novembro da revista TAM nas Nuvens, que será distribuída para os passageiros em vôos da TAM. A reportagem deverá ser publicada na seção Viajantes e produzida pela atriz Bruna Thedy e o DJ Fábio Ock.

Os dois artistas desembarcaram em João Pessoa no último dia 5 de outubro, com o intuito de buscar alternativas de roteiros pelo interior do Estado, passando pela região do Brejo (Areia, Alagoa Grande e Bananeiras), Campina Grande e Cabaceiras. A vinda da equipe ao Estado é resultado de uma ação da empresa Mais Brasil Receptivo, com apoio logístico da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur).

Fonte: PB Agora com Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário