quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Deputado esperancense diz que índice de assassinato de jovens aumentou quase 190% em dez anos na Paraíba



O deputado Estadual esperancense Frei Anastácio ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa para pedir as autoridades que elaborem um plano estadual de segurança pública, para conter o alto índice de violência no estado, principalmente em relação aos jovens. “A Taxa de homicídios na Paraíba, entre crianças e adolescentes, de até 19 anos, aumentou 186,5% em uma década”, isso é um absurdo, disse o deputado.

Segundo o parlamentar, pesquisas mostram que em 1980, pouco mais de 11% dos casos de assassinatos envolviam os jovens. Já em 2010, representaram 43%. “De acordo com dados veiculados recentemente pela imprensa local, tendo como parâmetro o maior centro urbano do estado, João Pessoa surge como sendo, comparativamente a outras capitais do país, como a 3ª mais violenta do Brasil.

E ao que parece, corre a passos largos disputa para atingir o primeiro lugar. Triste essa realidade para a todas as gerações”, lamentou o deputado.

O parlamentar disse que em 2000, João Pessoa ocupava a nona posição neste ranking, com 23,8 homicídios de pessoas com idade até 19 anos. “Hoje, a situação é vergonhosamente inversa. Estamos atualmente próximo do topo da vergonha. Somos a terceira em percentual de violência praticada contra os jovens. Se nada for feito, em breve, correremos o risco de estarmos no topo desse desastre”, frisou.

Por outro lado, segundo o deputado, o governo do estado pinta um cenário bem diferente do que é apresentado por outros órgãos que mapeiam os índices de violência no cenário nacional. “Não aceito os números e as razões de um governo que já provou não ter competência suficiente, para fazer frente o inconteste aumento da criminalidade no estado. Os índices da violência no campo e nas cidades apontam verdadeiramente para uma situação, na qual o governo tem demonstrado ser incapaz de solucionar”, destacou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário