domingo, 21 de outubro de 2012

Do Historia Esperancense - Fábrica de mosaicos em Esperança


 Antiga fábrica de Mosaicos em Esperança. Fotos:Acervo RauFerreira

Consta que existia, em Esperança, uma fábrica de mosaicos artesanais de propriedade de seu Edmilson Nicolau, que funcionava na rua Solon de Lucena. A pequena indústria produzia além dos ladrilhos hidráulicos – um clássico da construção civil – outros artefatos em cimento como grades, tijolos, colunas e trilhos.

Numa época em que não havia cerâmica, esses mosaicos eram bastante empregados nas construções.

O processo de fabricação era bastante simples e consistia na cura dos materiais que se aderiam a moldes ou formas de ferro, em geral areia, cimento e pigmentos de tinta nas cores amarela, vermelha, branca, vinho, marrom, verde e coral.

A estampa apresentava desenhos geométricos e florais variados, sendo a flor de lótus a principal delas. O seu tamanho era padronizado em 20 x 20 cm ou 25 x 25, com espessuras entre 15 a 20 mm.

 Alguns modelos de mosaicos geométricos e florais


É bom lembrar que os pobres não se davam a esse luxo, sendo o piso das casas em cimento grosso ou de tijolos a mostra, enquanto que a classe média e alta calçava o chão com ladrilhos ou madeira (taco).

A aplicação dos ladrilhos mosaicos perdeu a importância com o tempo, mas ainda se pode encontrar em muitas residências forradas com as pequenas peças em nosso Município.

Faça uma volta ao passado da cidade de Esperança visite o blog: http://historiaesperancense.blogspot.com.br/

Fonte:Rau Ferreira



Nenhum comentário:

Postar um comentário