quinta-feira, 18 de outubro de 2012

MP da Paraíba recebe mais de 500 denúncias de violência contra criança.



Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, foram encaminhadas pelo Disque Denúncia Nacional (Disque 100) ao Ministério Público da Paraíba um total de 516 denúncias de violência contra crianças e adolescentes,o que representa uma média de duas reclamações por dia.

O número foi divulgado pelo MPPB nesta quarta-feira (17) e de acordo com o órgão, 72% das denúncias se referem a abuso sexual e 28% à exploração sexual. No Ministério Público as denúncias são recebidas pelo Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente, que depois remete para as respectivas promotorias do estado para que elas sejam investigadas.

O Disque 100 é coordenado nacionalmente pela Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República. Para agilizar o encaminhamento das denúncias, o órgão implantou o Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec) que registra as denúncias de forma online e cada Ministério Público, através dos Centros de Apoio da Criança e do Adolescente, acessam o sistema para fazerem o envio às promoto rias.

O servidor do Caop da Criança do Adolescente do MPPB, Mário Rogério Antunes Filho, explicou que após o promotor receber a denúncia, é acionado o conselho tutelar local ou a polícia para fazerem a investigação. “O promotor depois recebe o relatório do conselhou ou da polícia sobre a investigação e , comprovada a denúncia, é instaurado um procedimento”, explicou.

Ainda de acordo com Mário Rogério, antes do sistema online, as as denúncias eram encaminhadas pela Secretaria de Direitos Humanos via ofício ao Caop que, por sua vez, remetia, também via ofício, às Promotorias da Criança e do Adolescente no Estado, o que atrasava o trâmite. “A Secretaria implantou um novo método com o objetivo de tornar mais ágil o processo. Agora será tudo via internet”, explica.

Rogério Antunes informou ainda que o Caop solicitou a criação de e-mails especiais para as 70 promotorias da Paraíba que receberão as denúncias registradas no Simec e um servidor ficará responsável em cada promotoria de checar o e-mail e despachar a reclamação com o promotor. Para isso, está sendo realizado treinamento com os servidores das promotorias.

Fonte:G1 PB


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