terça-feira, 12 de março de 2013

Secretaria de Saúde de Esperança inicia atividades do Programa Saúde na Escola



A Secretaria Municipal de Saúde de Esperança vai está trabalhando entre os dias 11 a 15 de março, a II Semana da Saúde na Escola, com o objetivo de avaliar os estudantes das escolas municipais e Creches, bem como as Unidades de Saúde da Família, com relação à própria saúde, tendo como tema a Prevenção da Obesidade e Saúde Ocular e a Prevenção ao uso de Drogas.

As atividades tiveram inicio na segunda-feira, dia 11 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Palmeira, pelas profissionais de Nutrição Ana Amélia A. Macedo e Maísa Lima Batista, com dicas de como se evitar a obesidade e a reeducação alimentar que pode ser fragmentada em três pilares: 

1- Comer com Consciência; 

2- Respeitar a Saciedade 

3- Manter a Porção. 

Já o outro tema trabalhado pela equipe, está voltado a Prevenção ao uso de Drogas, Legais e Ilegais e Por que mudar meus hábitos quanto à bebida.

De acordo com o cronograma de atividades, as equipes de profissionais do Programa em saúde vão trabalhar junto as Escolas: Olímpia Souto, José Souto; Hosana Lopes, Josefa Araújo Pinheiro; José Lopes; Manoel Pereira, Wellington Vital; Fabricio Batista Araújo; Joventino Batista Monteiro; Manoel Agostinho Pereira; Creches Pequeno João Ariano; Vó Militina, Vovó Betinha; UBS de  São Miguel;  Massabielle, Pintado, São Francisco, São José; Bela Vista; Campestre; Portal; Logradouro; Belo Jardim e Centro.

A II Semana Saúde na Escola será encerrada sexta-feira, 15 em meio a uma Caminhada de Sensibilização, na prevenção à obesidade, e no Uso de Drogas,  temas que foram abordados no decorrer da semana.

O Programa Saúde na Escola - PSE instituído pelo Decreto Presidencial nº 6.286/2007, surgiu como uma política intersetorial entre os Ministérios da Saúde e da Educação, na perspectiva da atenção integral (prevenção, promoção e atenção) à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público básico, no âmbito das escolas e unidades básicas de saúde, realizadas pelas Equipes de Saúde e educação de forma integrada

Fonte: Secom - PME


Nenhum comentário:

Postar um comentário