sábado, 30 de março de 2013

Deputado esperancense diz que rios da Paraíba não podem receber Água do São Francisco.


O deputado estadual Frei Anastácio convocou a Assembleia Legislativa a lutar pela defesa dos rios da Paraíba, principalmente, os que irão receber água da transposição do rio São Francisco.

 “Não adianta ficar falando em água da transposição, se os nossos rios não estão preparados para receber essa água. Na Paraíba, não há investimento nesse aspecto. Os rios são verdadeiros esgotos a céu aberto”, alertou o deputado.

O petista disse que a Assembleia tem a responsabilidade de levar essa luta avante, pensando na preparação dos rios para receber a água. “Se essa preparação não acontecer, a transposição também não será concretizada. Como é que os rios poluídos, assoreados, poluídos por esgotos das cidades irão receber água potável”, indagou o deputado.

Os deputados Gervásio Maia, Toinho do Sopão e Carlos Dunga fizeram aparte apoiando a preocupação de Frei Anastácio com a situação, considerada também por eles, de extrema gravidade. Frei Anastácio denunciou ainda a falta de uma fiscalização rigorosa dos órgãos ambientalistas em relação aos rios. “Vemos rios sendo destruídos pela retirada de areia, de forma ilegal, por empresas que ganham muito dinheiro e quase nada é feito”, disse.

O petista disse ainda que os rios do estado, em muitas cidades, se transformaram em verdadeiros esgotos a céu aberto. “O rio Piranhas, por exemplo, na área que corta a cidade de São Bento, no sertão, se transformou num depósito de lama podre, formada pela poluição. A mesma situação ocorre com o rio Paraíba, o Piancó e os demais, em diversos locais. 

É uma situação dramática. Dessa forma, não adianta ficar falando em chegada da água do São Francisco se não temos estrutura para recebe-la”, alertou.



Nenhum comentário:

Postar um comentário