terça-feira, 19 de março de 2013

Chove em várias cidades do Sertão paraibano no Dia de São José


Muitos nordestinos acreditam que se chover até o Dia de São José, celebrado nesta terça-feira (19), a colheita vai ser farta. A boa notícia para os que confiam na crença é que a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa) registrou chuva em pelos menos dez cidades do Alto Sertão paraibano, nas últimas 24 horas.

Os três maiores índices pluviométricos foram registrados nos municípios de Catolé do Rocha (111,5 mm),Vieirópolis (108,5) e Santa Cruz (87,8 mm). E a previsão é de que estes números possam aumentar nas próximas horas. “Até o final do dia, o clima deve estar favorável à ocorrência de chuvas isoladas em todo o Estado”, avisou a meteorologista Marle Bandeira.

Outras cidades sertanejas tiveram índices pluviométricos significativos nas últimas 24 horas: Pombal (86,3mm), Poço de José de Moura (84 mm), Brejo de Santana (81 mm), Lastro (73,3mm), São Domingos de Pombal (66,5mm ) e Belém de Brejo do Cruz (60,8 mm). “Em Pombal foram registrados apenas dez milímetros de chuva, mas só a presença da água já deixou muitos moradores esperançosos”, acrescentou Marle Bandeira. 

Semana da Água - A Aesa, juntamente com vários órgãos estaduais, está realizando esta semana uma programação alusiva ao Dia Mundial da Água, que será comemorado na próxima sexta-feira (22). Nesta terça-feira (19), técnicos da Agência Estadual e da Secretaria de Saúde realizaram uma mobilização na Avenida Epitácio Pessoa, uma das mais movimentadas da Capital. Pedestres e motoristas receberam panfletos e explicações sobre a importância do uso racional da água.

Para a próxima sexta-feira, estão programados eventos simultâneos em João Pessoa, Campina Grande, Patos, Catolé do Rocha, Itabaiana e Mogeiro. A programação completa está disponível na internet, no site da Aesa (www.aesa.pb.gov.br).

Fonte: ParlamentoPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário