terça-feira, 19 de março de 2013

Projeto Rio Mamanguape orienta professores de Areial a elaborar plano de ação em Educação Ambiental



Os professores de todas as escolas da rede municipal de Areial, distante 171 quilômetros de João Pessoa, elaboraram hoje à tarde (18/03) os planos de trabalho na área de educação ambiental com o enfoque para a gestão de resíduos sólidos para suas unidades. A iniciativa fez parte de uma capacitação realizada, na Escola Francisco Apolinário, pela área de educação ambiental do Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras. Participaram 84 educadores.

A abertura da capacitação contou com técnicos da área de educação ambiental da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda – Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, Zélia Araújo e Maria da Conceição Jerônimo e do secretário municipal de educação, Afonso Henrique P. Alves.

A capacitação foi iniciada com a apresentação de músicas e vídeos que tratam da questão da gestão do lixo, seguido de explanações e discussões sobre o tema. Logo depois, os professores formaram sete grupos e passaram a elaborar os planos de educação ambiental para gestão dos resíduos sólidos.

No plano, os técnicos do Projeto Rio Mamanguape sugeriram os professores trabalharem estabelecendo itens básicos para a proposta como: o que o plano deveria tratar; que estratégias deverá adotar; onde e quando ele será implantado e quem serão os parceiros desta ação. Ao final da capacitação todos os grupos apresentaram os planos que elaboraram para o conjunto dos participantes da capacitação.

A professora Lourdes Almeida de Freitas, da Escola Modelo, participou da capacitação e considerou a iniciativa muito importante, sobretudo para os educadores porque eles devem incentivar toda comunidade escolar para entender esta necessidade. Ela explicou que na sua escola pretende Incentivar a comunidade para promover a reciclagem do lixo e mobilizar a população a também se engajar nesta tarefa.

Maria Valmira Martins, gestora da Creche Casulo São Francisco, considerou de suma importância a capacitação, pois abordou “um tema que deve ser discutido nas escolas e no cotidiano dos alunos”. Ela disse que os professores vão encontrar da melhor forma de trabalhar a questão ambiental com as crianças, mesmo que muitas tenham apenas dois ou três anos de idade.

Fonte: Ascom COOPACNE


Nenhum comentário:

Postar um comentário