quinta-feira, 21 de junho de 2012

Por Rau Ferreira - Escola Irineu Jóffily: 80 anos de fundação

Foto:RauFerreira

Este ano a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio - EEEFM “Irineu Jóffily”, completa 80 anos de existência.
Criada por força do Decreto n. 288 e inaugurada aos 12 de junho de 1932 - com a denominação de “Grupo Escolar”, teve como primeira professora a senhora Maria Emília de Christo da Silva, filha de um importante comerciante.
Sua pedra fundamental foi lançada em 1931, sendo construída na gestão do Prefeito Theotônio Tertuliano da Costa, com recursos estaduais. E está localizada na rua Professor Joviniano Sobreira - cidadão também nos deu  importante contribuição à educação – em frente a Praça Dogival Costa.
O educandário hoje é um dos maiores do município. Dotada de uma boa infra-estrutura, funciona nos três turnos: manhã, tarde e noite, com um grande número de alunos tendo a frente da direção a professora Edite.
Vários esperancenses ilustres iniciaram sua vida acadêmica nesta escola, a exemplo do ex-prefeito Arlindo Carolino Delgado, do escritor e desportista Francisco Cláudio de Lima (Chico de Pitiu), do Juiz aposentado João de Deus Melo e do poeta José Coêlho da Nóbrega.
A escola também possui um blog: http://eeefij.blogspot.com/ que é administrado pelo professor Evaldo Brasil e conta com a participação do alunado, que envia fotos e comentários de suas atividades escolares. E recentemente passou por uma ampla reforma.

Rau Ferreira

Referência:
- A UNIÃO, Jornal. Órgão Oficial do Estado da Paraíba. Edição de 23/02/1927.
- A UNIÃO, Jornal. Órgão Oficial do Estado da Paraíba. Edição de 05/03/1927.
- Blog “O Irineu é minha segunda casa” em: http://eeefij.blogspot.com/
- ESPERANÇA, Livro do Município de. Ed. Unigraf: 1985.
- PARAHYBA, Diário Oficial do Estado da. Edição de 14/02/1932



Nenhum comentário:

Postar um comentário