segunda-feira, 18 de junho de 2012

No Dia D, Esperança vacina mais de 50% das crianças contra Pólio.


A Secretaria de Saúde de Esperança realizou no último sábado, 16 de junho, o Dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, levando aos postos de saúde para vacinação, mais de 50 % das crianças menores de 5 anos , em apenas um único dia, já que a Campanha prossegue até o dia 6 de julho.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde Cecília Alexandre Almeida, o sucesso da abertura da Campanha de Vacinação, deve-se ao trabalho de mobilização da equipe de saúde, no sentido de sensibilizar os responsáveis pelas crianças a procurarem as unidades para vacinar seu filho, prova do compromisso com o bem estar das crianças.
No Brasil, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar 95% das crianças no país e para alcançar este objetivo, além dos postos do SUS, haverá espalhados em todas as cidades veículos terrestres e outros pontos de vacinação como escolas, rodoviárias, shoppings entre outros locais.
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite em Esperança,continua até o dia 6 de julho e quem ainda não vacinou sua criança, deve fazê-lo em qualquer Posto de Saúde da Família, nos turnos manhã e tarde, para que assim ,possa receber as duas gotinhas, este ano, como dose única, e que salva vidas. Então leve seu Super-Herói para vacinação, para assim deixar todas as crianças longe da doença.
Importância da vacinação:

A vacinação é de extrema importância nos primeiros meses de vida, pois é nesse período que os bebês correm mais riscos de adoecer e acabar morrendo. A família deve ter atenção com as vacinas, mantendo o cartão de vacinação sempre rigorosamente preenchido. As vacinas protegem os bebês de doenças graves, tal como a pólio.
Os pais ou responsáveis devem levar a carteira de vacinação para que os profissionais de saúde possam observar se há alguma vacina em atraso, porém o atendimento é possível mesmo sem o documento.
Para os pais não é necessário ressaltar que garantir os direitos básicos das crianças de 0 a 6 anos de idade é um dever imprescindível da família. Até mesmo a lei menciona esse dever no Estatuto da Criança e do Adolescente que diz que a família, com o apoio da comunidade e do governo, deve criar educar, proteger as crianças e garantir o seu desenvolvimento.
A poliomielite:
Mais conhecida como  paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa grave, causada pelo pólio-vírus que possui três variantes, podendo infectar tantos as crianças ou adultos , por via fecal-oral, e pode provocar ou não paralisia.
A doença afeta músculos e nervos, podendo causar a paralisia permanente de qualquer músculo. O vírus começa na garganta ou nos intestinos, podendo atingir o organismo. A partir daí o vírus cai na corrente sanguínea e pode atingir o cérebro.  Assim, o vírus causa a paralisia quando ataca o sistema nervoso, destruindo os neurônios motores, ou pode levar a morte se a infecção atingir as células dos centros nervosos que controlam os músculos respiratórios e da deglutição.

Fonte:Secom -PME

Nenhum comentário:

Postar um comentário