quinta-feira, 14 de junho de 2012

MP e Sudema capacitam PMs para combaterem poluição sonora em Esperança e municípios vizinhos.


Com o objetivo de combater a poluição sonora, a Promotoria do Meio Ambiente em parceria com a Sudema realizou em Esperança uma capacitação com policiais militares que atuam nos municípios da região. O evento ocorreu na terça-feira (12), no auditório do Ministério Público da Paraíba (MPPB). Essa foi a primeira etapa da capacitação.
“Foram repassados para os policiais conhecimentos sobre legislação ambiental e a prática de utilização do decibelímetro”, contou a promotora de Justiça, Paula Camillo Amorim. A capacitação foi ministrada pelo engenheiro da Sudema, João Deon. A segunda etapa, ocorrerá nesta quinta-feira (14) e será destinada à aulas práticas.
Poluição sonora
A poluição sonora ocorre quando o som altera a condição normal de audição em um determinado ambiente. Isso acontece muito em ambientes de bares, que ficam em área residencial. Ou, ainda, com pessoas que possuem carros equipados com sons e costumam abrir a mala do veículo e colocar música em alto volume.
Embora a poluição sonoroa não se acumule no meio ambiente, como a poluição visual, ela causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.
O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação e etc. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.

Fonte:PortalMidia.Net
http://www.portalmidia.net/2012/06/mp-e-sudema-capacitam-pms-para-combaterem-poluicao-sonora-em-esperanca-e-municipios-vizinhos/


Foto:PortalMidia.Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário