sábado, 19 de maio de 2012

I Semana da Água de Esperança é concluída com caminhada e entrega de prêmios.


Uma caminhada com a participação de centenas de alunos da rede municipal encerrou nesta sexta-feira (18/05) a I Semana da Água de Esperança, realizada pelo Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pelo Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com a Prefeitura Municipal.

A caminhada teve a sua concentração na Praça da Cultura, percorreu algumas ruas do centro, foi até o Tanque do Governo e foi concluída novamente na Praça da Cultura.

O objetivo da Semana da Água de Esperança foi para apresentar a culminância das várias áreas de atuação do Projeto Rio Mamanguape, em seu primeiro ano de execução, para que a sociedade civil organizada do município tome conhecimento do seu desenvolvimento.

Foi a terceira Semana organizada pelo Projeto este ano, que já realizou edições em Lagoa Seca e Alagoa Nova. Na próxima semana, acontecerá a I Semana da Água de São Sebastião de Lagoa de Roça.

A Caminhada de encerramento começou com a sua concentração na Praça da Cultura, no Centro de Esperança, por volta das 8h. Estudantes de Várias escolas públicas municipais foram liberados para participar do evento com seus professores.

No local um carro de som contratado pelo Projeto Rio Mamanguape veiculava músicas com temas ligados à preservação da natureza, animou a concentração.

Por volta das 9h30, cerca de 250 estudantes iniciaram a caminhada e quebrou a rotina da população de Esperança, do comércio e do Centro da cidade. Durante toda caminhada, a equipe técnica do Projeto Rio Mamanguape informava a população sobre os motivos do evento e a sua programação, além dos parceiros da Semana da Água.

Um dos momentos de destaque da caminhada aconteceu na visita ao Tanque do Governo, com um dos maiores reservatórios de água do município. Os estudantes entraram no local e percorreram toda extensão, constatando o reduzido nível de água e os efeitos da falta de chuva.


Em seguida, a caminhada retornou para a Praça da Cultura, onde foram entregues os prêmios para os alunos que venceram o concurso, em várias categorias, sobre o tema da água e da preservação ambiental.

Também no local foi realizado um sorteio de 10 cisternas de placas para associações de moradores que participassem da caminhada. Como no evento participaram as Associações de Mulatinha, Timbaúba, Lagoa Verde, Lagoa de Pedra e São Miguel, a direção da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste – Ltda - Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, decidiu não realizar o sorteio e dividiu a quantidade toda entre elas, ficando cada com duas cisternas.

Os vencedores do concurso na rede municipal de educação foram os seguintes: nos anos iniciais:
Vanessa Pereira Nery (paródia)
Charles dos Santos Lima (cartaz)

José Isaque Batista da Silva (Cordel)

Luan Matheus Diniz Soares (Cartaz).

Entre os alunos dos anos finais do ensino fundamental, os vencedores foram:

Larissa Cristine dos Santos Costa (Paródia)

Tamires do Nascimento Ataíde (Cordel)

Diego Lamartine (Poesia)

Eliane Tâmara (Poesia).

Fonte:COOPACNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário