quarta-feira, 30 de maio de 2012

Por Rau Ferreira - Paróquia de Esperança 104 anos de história!

Antiga fachada da Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho.(Foto:bomconselho.org)

Instituída Canonicamente em 30 de maio de 1908, pelo Revmo. Arcebispo Metropolitano da Parahyba, Dom Adauto Aurélio de Miranda Henriques, a paróquia de esperança completa hoje 104 anos de muita história.
O seu decreto constitutivo conferia-lhe:
 “plenos direitos e faculdades para ter essa sua Sala o sacrário em que permanentemente se conserve o Santíssimo Sacramento para consolação dos fieis, havendo o necessário ornamento e decência requerida na caza de Deus, observadas as disposições das Sagradas Canones” (Livro de Tombo: 1908, p. 01/02).
 A nossa Igreja Matriz é uma das mais belas da Diocese de Campina, devendo-se isto aos esforços de Cônego José Borges e João Honório, que reformando a princípio uma Capela construída em 1860, transformaram-na num belo templo ornado interiormente com pilares e arcadas nos estilo romano e barroco, e com aspecto modernista na fachada externa. Nela ainda se encontra a belíssima gruta de N. S. de Lourdes, erigida por Monsenhor Severiano quando de sua administração paroquial (1933/1935).
Por aqui passaram as Santas Missões em 1916, dirigidas por Frei Martinho Jansweid OFM (1887/1930), em companhia dos seminaristas Samuel Aires Carneiro, Luiz Santiago e José Coutinho, pregaram a conversão do povo e reanimando-os na fé cristã. O frade capuchinho Damião de Bozano em 1956 e 1978, a quem foi concedido o título de cidadão esperancense. E nosso maior benfeitor, Monsenhor Manuel Palmeira da Rocha, que chegando em 1951 empreendeu diversos trabalhos sociais.
Mas nossa paróquia registra pessoas santas e iluminadas, a exemplo de Monsenhor José da Silva Coutinho, candidato a santo, e das beatas Júlia Santiago e Hilda Batista, que deram importantíssimas contribuições para a religiosidade e o serviço da igreja de Esperança.
Conta a nossa paróquia com diversas comunidades católicas e associações religiosas, corpo dos Irmãos do Santíssimo Sacramento, Sagrado Coração e Ordem Terceira de S. Francisco, além de centros catequéticos e capelas funcionando em quase todos os bairros da cidade em função do crescente número de fiéis. Integram ainda a nossa comunidade cristã vários grupos de jovens e adultos dedicados à evangelização: Apostolado da Oração, Obra Nova, Jesus Redentor, JUFRA, EJC, ECC, Anunciando Jesus, Jacozinho do Senhor, Nova Geração, Divina Luiz, Grupos dos Homens e das Mulheres, Construtores da Paz, Vicentinos, OFS e Oficina de Oração. E diversas pastorais, como a dos Noivos, da Pessoa Idosa, da criança, pastoral carcerária, da Comunicação etc.
Atualmente quem dirige a administração paroquial é o Pe. Romualdo Vieira de Lima que muito tem feito para difundir a fé cristã no nosso município, com o auxílio do Vigário Paroquial João de Deus Lira.

Rau Ferreira

Referência:
- ESPERANÇA 82 ANOS, Revista. Ed. Jacinto Barbosa. Esperança/PB: 2007.     
- ESPERANÇA, Livro do Município de. Ed. Unigraf. Esperança/PB: 1985.
- PADRE PALMEIRA, Livro Tombo da Paróquia de Esperança, 1956, p. 183 (citado na Revista Centenário da Paróquia de Esperança, 30 de maio de 2008, Ed. Jacinto Barbosa).
- RAMALHO, José. As Santas Missões em Esperança. Jornal “A União”, edição de 21 de setembro de 1947. João Pessoa/PB.
- UCHÔA, Boulanger de Albuquerque. História Eclesiástica de Campina Grande. Departamento de Imprensa Nacional: 1964.

Nenhum comentário:

Postar um comentário