quinta-feira, 17 de maio de 2012

Projeto Rio Mamanguape inicia processo para instalação do Fórum da Agenda 21 Local de Esperança.


O Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, iniciou nesta quarta-feira 16/05 o processo que possibilitará a instalação do Fórum da Agenda 21 Local em Esperança.

Uma palestra sobre o assunto, na I Semana da Água do município, reuniu na Câmara de Vereadores, dezenas de professores, representantes das Secretarias de Ação Social e Saúde, além de parlamentares, sindicatos de trabalhadores e de associações de produtores e moradores.

A ação organizada pelo Projeto Rio Mamanguape, em parceria com a Prefeitura Municipal, foi realizada uma palestra sobre as principais características da Agenda 21 Local, seus objetivos e estratégias para sua implantação.



A palestra foi apresentada pela bióloga e técnica da Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste Ltda – Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, Josilda Xavier.

Ela iniciou sua palestra falando do conceito de sustentabilidade e de sua amplitude. Josilda apresentou que ele é um equilíbrio dinâmico entre muitos fatores, incluindo os princípios básicos dos componentes sociais, culturais, ambiental e econômico, implicando numa equação entre demanda e necessidade e desenvolvimento.


Josilda Xavier também mostrou que dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, se incluem a identificação de práticas como: o atendimento as necessidades ficológicas da população, a preservação do meio ambiente para as próximas gerações, a conscientização da população para que se trabalhe em conjunto, a preservação dos recursos naturais e a criação um sistema social eficiente que não permite o mau envolvimento dos recursos naturais e a criação de programas de conhecimento e conscientização da real situação e de formas para melhorar o meio ambiente.
A palestrante chamou a atenção dos participantes para o fato de que no Brasil verifica-se um desenvolvimento econômico e não sustentável, porque o país continua registrando a existência de problemas na educação, desigualdades sociais e problemas ambientais, mesmo registrando crescimento do seu PIB nos últimos anos.

Para construir a Agenda 21 Local, o Projeto Rio Mamanguape está propondo um roteiro de ação que prevê quatro etapas: a primeira seria a mobilização para sensibilizar o governo local e a sociedade; a criação de um Fórum de Agenda 21; elaboração de um diagnóstico participativo e elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de um plano de desenvolvimento de desenvolvimento sustentável.
Para que uma Agenda 21 Local seja construída é imperativo que sociedade e governo participem de sua construção. O projeto Rio Mamanguape tem apoiado a construção da Agenda nos sete municípios de sua área de abrangência, mediante o intercâmbio de informações e o estímulo à construção de novos processos, como está ocorrendo nas Semanas da Água que estão sendo realizadas este ano.


Fonte:COOPACNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário