sábado, 5 de maio de 2012

Esperança em mobilização contra a gripe neste sábado.

Foto:Reprodução

Uma grande mobilização marca neste sábado, 05 de maio, o Dia D de Vacinação contra a gripe na cidade de Esperança.  A Secretaria Municipal de Saúde vai está trabalhando durante todo dia com equipes em todas as Unidades Básicas de Saúde da Família, para que nenhuma criança, adulto e profissionais de saúde, fiquem sem receber a vacina que protege contra  a gripe.

Esta é a 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe em todo o país.

A vacinação acontece até o dia 25 de maio em 65 mil postos de saúde, além de postos móveis que serão instalados durante a campanha. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% de 30,1 milhões de pessoas consideradas vulneráveis à manifestação grave da gripe. Semelhante à campanha do ano passado, devem se vacinar nesse prazo idosos, crianças de seis meses a menos de dois anos, grávidas, indígenas e profissionais de saúde.A dose trivalente imuniza contra  gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como "gripe suína".
De acordo com a Secretaria de Saúde de Esperança, no ano passado o município atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, vacinando mais de 80% das pessoas consideradas vulneráveis a doença. A expectativa para este ano, é de superar este índice, já que todo um trabalho de conscientização junto à população foi feito pelos profissionais de saúde, para assim garantir a participação de todos nesta etapa da vacinação 2012.

Quem deve tomar a vacina?

Pessoas acima de 60 anos;
crianças de 6 meses a menores de 2 anos;
gestantes;
trabalhadores das unidades de saúde que fazem atendimento aos pacientes com o vírus da gripe;
indígenas;
detentos;
pacientes com doenças crônicas que apresentarem receita médica em qualquer posto de saúde.
Quem se vacinou no ano passado, precisa se vacinar de novo?
Sim, já que a imunidade contra a gripe dura até um ano após tomar a vacina. E também porque a sua composição é feita conforme os vírus que circularam no ano anterior.
O que é influenza?
A "influenza" é o nome científico do vírus da gripe. É uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de alta transmissão, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, comuns no outono e inverno.

 A vacina tem alguma contraindicação?
A vacina não é recomendada para quem tem alergia à proteína do ovo, isto é, entre aqueles que já apresentaram forte reação alérgica pelo menos duas horas depois de comer ovo. Esse tipo de alergia é bastante rara. A vacina também é contraindicada a quem já teve reações adversas a doses anteriores a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomenda-se passar por avaliação médica para saber se pode ou não tomar a vacina.
Pessoas com doenças crônicas podem se vacinar?

Sim, mas com apresentação de receita médica. Em alguns casos, como os de pacientes com doenças neurológicas, é aconselhável a busca de avaliação médica antes de efetuar a vacinação.

Fonte:Secom - PME

Nenhum comentário:

Postar um comentário