quarta-feira, 9 de maio de 2012

Coopacne discute Agenda 21 em Escola Estadual de Esperança.


A convite da Direção e dos professores do Colégio Estadual Padre José da Silva, do município de Esperança, a Cooperativa de Projeto, Assistência técnica e Capacitação do Nordeste – Ltda – Coopacne, que executa o Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, realizou no último dia 05 de maio, a tarde, um encontro com os professores da instituição, cujo tema abordado foi Agenda 21 Escolar.

Na ocasião, a Professora Maria José dos Santos, não apenas fez uma apresentação sobre as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Projeto nos sete municípios da sua área de abrangência e em especial em Esperança e a Agenda 21 Escolar, como ainda se propôs em trabalhar em parceria com aquela instituição de ensino, ressaltando a importância da Agenda 21 Escolar para o município, inclusive elogiando a iniciativa.

Em Esperança a Agenda 21 Local será em breve, trabalhada com a população, quando da realização da Semana da Água, onde o Projeto Rio Mamanguape pretende realizar um resgate do trabalho já desenvolvido no município em prol da iniciativa.

A agenda 21 pode ser definida como um instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.

Para construir a Agenda 21 local, a parceria do Projeto Rio Mamanguape e com as Prefeituras estabeleceu um roteiro de quatro etapas: mobilização e sensibilização do governo e da sociedade; criação de um fórum de Agenda 21 local; elaboração de um diagnóstico participativo e elaboração, implementação, monitoramento e avaliação de um plano local de desenvolvimento sustentável.

ECO-92

A Agenda 21 foi um dos principais resultados da Conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro. É um documento que estabeleceu a importância de cada país se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual os governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais.

As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário