quarta-feira, 2 de maio de 2012

Comerciantes da cidade de Esperança fazem restauração de Capela na Pedra do Caboclo.


Comerciantes da cidade de Esperança fazem restauração em Capela na pedra do Caboclo no município de Algodão de Jandaira.

Uma turma de comerciantes de Esperança fez uma viagem para conhecer a pedra do Caboclo no dia 12 de outubro de 2011, na oportunidade a turma em um bonito momento de oração fez uma promessa que no ano seguinte todos voltariam ao local para restaurar uma pequena Capela que tem em cima da pedra, e assim como diz o ditado “promessa é divida” uma turma de mais ou menos trinta pessoas foram nesta terça-feira (01/04) e realizaram a restauração da capela.

O dono da propriedade esteve no local para agradecer, pois segundo ele a décadas pessoas visitam a Pedra mais infelizmente só fazem destruir com Vandalismo e para ele receber uma turma como essa da cidade de Esperança que reconstruíram toda a Capela em um bonito gesto de boa vontade e Fé é motivo de muita alegria para todos que usam a capelinha para fazer momentos de Oração.




PEDRA DO CABOCLO

A Pedra dos Caboclos ou Gruta dos Caboclos – Localiza-se a uma distância de 4KM , da cidade, na Serra do Algodão, deste lugar vê-se uma beleza impar da paisagem do município. Conta-se que, nesse lugar, por volta do século XVIII, um grupo de índios perseguidos por ferozes capitães do mato, o se refugiarem na gruta os indígenas ficaram encurralados.
Não permitiram que os seus perseguidores entrassem no local, travaram uma luta desesperada com eles mesmos, pois permaneceram lá sem aguaram e comida durante uma semana, depois foram morrendo lentamente. Aqueles que se desesperavam e ousavam tentar escapar da sede e da morte, foram abatidos a tiros na entrada da gruta, onde existe uma furna com paredões de aproximadamente 80 metros de altura.
Esse episódio originou o nome Gruta do Caboclos. Um fato curioso relatado em entrevista a Maria Lucia Lucena Cavalcante, que escreveu uma monografia a respeito de Algodão de Jandaíra no ano de 2005, o Senhor Aprígio Manoel (in memorian), relatou que por volta do ano de 1927, quando ainda jovem, reuniu-se com uma turma de quatro amigos e adentraram na Gruta dos Caboclos e se depararam com quarenta e duas ossadas humanas.
Estas apresentavam características de pessoas de pouca idade, provavelmente eram restos dos indígenas sacrificados pelos capitães do mato a mando dos colonizadores na luta pela terras. Encontraram também um cachimbo, um chicote e roupas tecidas a fio de caruá, uma planta nativa dessa região.

Fonte:AlgodãodeJandaira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário