terça-feira, 15 de setembro de 2015

Estudantes de CG lançam cartilha de economia de água



Foi lançada oficialmente na manhã desta terça-feira(15) a “Cartilha Educativa para Economia de Água”, projeto desenvolvido a partir da produção dos Estudantes da Rede Municipal de Educação de Campina Grande. Foram selecionados 48 trabalhos para integrar a publicação, entre os mais de 700 desenhos produzidos pelos estudantes em sala de aula. O lançamento aconteceu no Teatro Rosil Cavalcanti.
Os desenhos foram produzidos por estudantes do 3º e 4º ciclos, o equivalente às turmas dos 6º ao 9º ano. O trabalho em sala de aula foi desenvolvido no período de primeiro até dez de setembro, com os objetivos de promover o debate sobre a crise hídrica vivida atualmente pela população de Campina Grande e conscientizar sobre o uso racional da água.  A ideia é, no futuro, aplicar a cartilha como ferramenta pedagógica.
A iniciativa foi bem recebida pelos gestores escolares, professores e alunos, reforçando a discussão sobre uma temática que está presente no cotidiano da sala de aula. “A cartilha é uma ferramenta a mais para conscientizar sobre o uso da água. Todo o trabalho foi feito de forma interdisciplinar, integrando várias disciplinas”, explicou Luciene Vasconcelos, gestora da Escola Municipal Roberto Simonsen.
Durante o lançamento, todos os desenhos selecionados foram expostos em murais na entrada do Teatro Rosil Cavalcante. Houve ainda a apresentação de um coral infantil, que apresentou canções relacionadas à água, alertando de forma lúdica para a importância da preservação do meio ambiente, além de apresentações de dança.
O projeto foi executado por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), a partir da proposta do professor Francisco Pereira de Sousa, aluno do doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande. (UFCG). “Escolhemos trabalhar com crianças para criar multiplicadores do uso racional da água, envolvendo, através da escola, toda a comunidade e os familiares”, declarou.
Do MaisPB 

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