quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Cagepa começa a montar sistema de captação flutuante em açude da PB


Foto : Internet

Um sistema de captação flutuante começou a ser montado esta semana no Açude Epitácio Pessoa, na cidade de Boqueirão, no Cariri paraibano. De acordo com a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o equipamento é necessária porque o volume do manancial está muito baixo e, quando atingir o volume morto, não vai conseguir mais levar a água por gravidade.
O açude abastece Campina Grande e mais 18 cidades e vem enfrentando baixas frequentes. Ele tem capacidade para 411 milhões de metros cúbicos de água, mas está com apenas 15,6% do volume total, o que representa 64 milhões de metros cúbicos, segundo dados desta quinta-feira (24) da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba  (Aesa).
A previsão da Cagepa é que o açude chegará aos 10%, que significa o volume morto, até a primeira quinzena de dezembro e por isso o sistema de captação flutuante já começou a ser montado para funcionar a partir do momento que o manancial atinja os 10% de volume.
Uma torre está sendo construída às margens do açude para ser conectada com três bombas que vão ficar dentro do açude. Elas vão levar a água até o sistema de distribuição da Cagepa.
Segundo o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra à Seca (Dnocs) Everaldo Jacobino, esse sistema só resolve a situação em curto prazo. "A recuperação do manancial seria só com chuva e a transposição do Rio Sao Francisco. O que a Cagepa está fazendo é para tirar água do volume intangível", disse.
Racionamento
Por causa do baixo volume, todas as cidades abastecidas pelo açude estão passando por racionamento desde o dia 6 de dezembro de 2014. A água deixa de ser distribuída às 17h do sábado e só volta às 5h da terça-feira. Recentemente, a Cagepa anunciou que a partir do início de novembro haverá um ampliamento do racionamento e a água só volta a ser distribuída na quarta-feira.
Do G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário