quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Luta contra o câncer fará Outubro ficar rosa



A Organização Não Governamental (ONG) Amigos do Peito, o Hospital Napoleão Laureano e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, iniciam nesta quinta-feira (1º de outubro), a campanha “Dê uma chance para elas”, contemplando o Outubro Rosa. A parceria vai para o seu segundo ano e tem por objetivo arrecadar recursos para financiar biópsias em mulheres carentes com suspeita de tumor na mama.
A previsão da Secretaria de Saúde do Estado é de que o câncer de mama afete 750 mulheres em 2015 na Paraíba, sendo 270 só em João Pessoa. Em nove meses do ano já foram registrados 143 óbitos, o que corresponde a 59% do total registrado em 2014, que foi de 241 vítimas de câncer.
De acordo com a presidente da ONG Amigos do Peito, Joana Barros, durante todo mês de outubro estará sendo executada uma programação especial em prol da ação. No dia 17, acontece um mutirão no Hospital Napoleão Laureano, quando serão intensificadas as atividades cirúrgicas e de mamografias.
No dia 20, o mesmo evento acontece no Hospital São Vicente. Dois dias depois, a ONG estará na Assembleia Legislativa da Paraíba para expor a situação crítica de assistência à mama no Estado. Para encerrar, no dia 24, a caravana da campanha vai até Pombal no projeto “Amigos da estrada”.
Na Assembleia
A Assembleia Legislativa instala, nesta quarta-feira (30), a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer com o objetivo de disseminar informações sobre os tipos mais incidentes no Estado e apoiar políticas públicas, programas e ações de enfrentamento a doença. Estimativas do INCA (Instituto Nacional do Câncer) sinalizam que, este ano, a Paraíba terá 7.600 novos casos da doença.
A coordenação da frente parlamentar será do deputado Bruno Cunha Lima e reunirá, além de parlamentares, os principais agentes que atuam no combate e tratamento do câncer no Estado, entre os quais os hospitais Napoleão Laureano, em João Pessoa, e FAB, em Campina Grande.
Cartilha
A Frente Parlamentar de Combate ao Câncer lançará, durante a solenidade de instalação, uma cartilha que reúne informações sobre os tipos mais incidentes de cânceres na Paraíba. “Vamos gerar informações acerca dos sintomas, da prevenção, pois precisamos nos antecipar e trabalhar na prevenção”, concluiu o deputado.
Maurílio Júnior/Correio da Paraiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário