quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Universitários paraibanos desenvolvem projeto para o cultivo de alimentos; ideia é fornecer de forma gratuita, instituições sociais



Um grupo de quatro estudantes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) decidiu trabalhar no plantio de alimentos para doação. De junho até essa terça-feira (22/09), os alunos já produziram melão, jerimum, couve, alface, melancia, salsa, tomate cereja, revitalizaram a produção de caju e doaram vegetais para a creche Municipal Terezinha Pereira Nero, em Campina Grande.


Leandro Lima, Denylson Alves, Jonathas Figueiredo Lima e Wagner Bernardo são estudantes do Curso Técnico em Agropecuária - Modalidade Integrado. Eles compraram as sementes, os canos de irrigação, adubos e se envolveram diretamente em todas as etapas da produção desde a coleta de solo para análise, cálculo de adubação e irrigação, montagem do sistema de irrigação, escolha das espécies a serem cultivadas, semeadura, limpeza da área, manutenção das áreas de cultivo, até a criação e instalação de viveiro, cálculo dos custos de produção e criação de um sistema para irrigação da compostagem. 


O plantio e cultivo das hortaliças foram feitos em uma área medindo cerca de 1.600 metros quadrados, localizada no setor de Fruticultura existente dentro da Escola Agrotécnica do Cajueiro. A água é retirada de uma cacimba que foi aberta no campus. O adubo utilizado na produção das hortaliças também foi feito pelos estudantes, usando esterco de gado e de cabra. Para isso, eles transformaram uma área do setor em uma espécie de usina de compostagem. 


Leandro explica que sempre teve o sonho de produzir alimentos para as pessoas, porque esta é uma profissão nobre. Denylson comenta que aliar os conhecimentos à prática complementa a formação e que esta é a verdadeira vocação dele. Jonathas diz que sempre teve o sonho de ajudar a diminuir a fome no mundo e que trabalhar com os amigos é uma grande alegria. Já Wagner sempre pensou em ser um empreendedor e quer obter o máximo de conhecimentos. 


A iniciativa dos estudantes foi apoiada pela professora orientadora Elaine Gonçalves Rech e pela direção do Centro de Ciências Humanas e Agrárias (CCHA) do campus 4. “Alunos assim fazem a diferença”, ressalta.


Segundo antecipou a professora, o próximo passo dos estudantes será ampliar o projeto, desta vez cultivando apenas melancia. “Desde que eles me procuraram e solicitaram o apoio para o projeto, percebi que seria uma iniciativa interessante. Eu tenho apenas acompanhado o trabalho, mas tudo é feito por eles”, frisou a professora.


De acordo com os estudantes, a ideia vai ser expandida à medida que a produção aumentar e outras instituições deverão ser beneficiadas com alimentos produzidos por meio deste trabalho.

Do Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário