quarta-feira, 23 de setembro de 2015

EDUCAÇÃO PARA O CONSUMO: PROCON/CG realiza trabalho de conscientização nas escolas; alunos serão alertados sobre publicidade enganosa



Além do trabalho de atendimento ao público realizado na sede do Procon Municipal de Campina Grande, o órgão irá lançar no mês de outubro um programa de atividades pedagógicas na área de educação para o consumo, consolidadas por meio de ações de conscientização desenvolvidas para crianças de 10 a 14 anos, com o intuito de orientar a faixa etária para o consumo consciente. 
 Como material de apoio ao trabalho educativo, serão utilizadas cartilhas intituladas #ProconNaEscola, uma adaptação do Código de Defesa do Consumidor direcionado ao público infantil. As ações promovidas pela equipe, buscará  alertar acerca das leis que regem as relações de consumo, informando e esclarecendo  direitos básicos e deveres do Consumidor.
 O conteúdo das apresentações tem foco nos conceitos básicos do CDC, em uma linguagem simples e de fácil entendimento.  Durante as exposições, serão explicadas definições sobre produto, serviço, defeito, garantia, prazos de validade, como deve ser a apresentação de rótulos e embalagens das mercadorias. Os alunos serão instruídos a identificar a prática de propaganda enganosa, fraudes comuns, além de receber dicas de como comprar um produto ou contratar um serviço com a máxima segurança nos ambientes físicos e online.
 O Órgão entende que a criança também é consumidora. “Por meio do Projeto Educação para o Consumo, buscaremos informar crianças e jovens para que estes desenvolvam o espírito crítico necessário, garantindo a formação de cidadãos conscientes de seus direitos, que conheçam os preceitos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. O conhecimento recebido pelas crianças tem efeito multiplicador com repercussão sobre o grupo familiar, o que torna o projeto ainda mais abrangente,” afirmou o Coordenador Executivo do órgão, Paulo Porto.
A primeira ação do projeto foi solicitada pelo Colégio Panorama, localizado na Av. Almirante Barroso, no bairro Santa Cruz e será realizada no próximo dia 29 às 9h30 no pátio da instituição.  
As palestras são gratuitas e para agendar, os interessados devem enviar ofício aos cuidados da secretária da coordenadoria executiva do Procon, indicando data e horários para realização. 
Do Blog Marcio Rangel

Nenhum comentário:

Postar um comentário