Novas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde obriga todos os cidadãos a usarem o Cartão SUS durante atendimento médico, inclusive usuários de planos de saúde.
De acordo com a nova portaria, a partir de março de 2012, o número do cartão deverá ser preenchido no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, mesmo daquelas pessoas que possuem plano de saúde ou são pacientes particulares.
A finalidade é a criação de um banco de dados que identifique os usuários e gere um histórico de cada paciente contendo diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde, que podem ser acessadas de qualquer parte do país.
De acordo com o Ministério da Saúde, a implementação dessa ferramenta faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado. Aqueles pacientes que não tiverem o cartão não deixarão de ser atendidos, pelo menos, durante o período de adaptação. Porém, é imprescindível que cada cidadão já providencie o documento.
Em Esperança, aqueles que ainda não fizeram o cartão SUS podem procurar informações na Secretaria Municipal de Saúde de Segunda a Sexta, em horário comercial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário