quinta-feira, 29 de março de 2012

Conjuntivite: casos crescem 65% nos dois primeiros meses deste ano.


Foto:Reprodução


A conjuntivite infectou mais de quatro pessoas, por dia, na Paraíba, só nos dois primeiros meses deste ano. Ao todo, foram 219 casos registrados no Estado, sendo 87 a mais que no mesmo período do ano passado, que totalizou 132. De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, no bimestre janeiro-fevereiro deste ano, as ocorrências de conjuntivite aumentaram 65% em relação ao período no ano passado.

Nos consultórios médicos de João Pessoa, o número de pacientes com a doença aumentou em 20%.

Em 2011, a Paraíba apresentou 1.759 ocorrências da doença e o mês de março foi o segundo que contabilizou mais casos da doença no primeiro semestre. Maio liderou as estatísticas, com 565 casos e março apresentou 126 registros de conjuntivite. De acordo com a Gerente Operacional de Vigilância em Saúde da SES, Bernadete Moreira Moura, as estatísticas ainda não indicam surto da doença em nenhuma cidade do Estado.

“Está descartado o surto de conjuntivite na Paraíba, porque isso depende de vários fatores, entre eles, a gravidade da doença, o impacto que ela exerce na população e a transmissibilidade. Essas variáveis, os sintomas apresentados e as condições em que a doença está se manifestando descartam maiores riscos e a possibilidade de surto”, esclareceu. A SES informou que os casos deste mês ainda não foram contabilizados.

Segundo a oftalmologista Astrid Vasconcelos, o movimento nos consultórios com casos de conjuntivite aumentou em 20% no primeiro trimestre deste ano. “80% dos casos são de conjuntivite viral e encontramos muitos quadros de conjuntivite associada a infecções respiratórias, gripes, faringites e amigdalites”, adiantou.

Inflamação pode durar até 15 dias.

De acordo com a oftalmologista Astrid Vasconcelos, a conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Pode atacar os dois olhos, durando de uma semana a 15 dias e não costuma deixar sequelas.

“A doença pode ocorrer por fatores alérgicos, irritativos ou infecciosos e cada um deles necessita de tratamento específico. O olho fica vermelho, edematoso, lacrimejante, com sensação de corpo estranho, e às vezes com secreção”, explicou.
 
A oftalmologista ainda informou que a doença está relacionada aos hábitos de higiene dos indivíduos e lavar as mãos, não compartilhar, toalhas, roupas, travesseiros, óculos e colírios de pessoas infectadas são algumas das principais dicas para se manter longe da conjuntivite.
“Além disso, ao sentir os sintomas, como coceira, vermelhidão, sensação de areia nos olhos, secreção amarelada, dores, pálpebras inchadas e vermelhas, o melhor a fazer é passar soro fisiológico gelado para aliviar os sintomas e procurar um oftalmologista. É importante nunca se automedicar”, orientou Astrid Vasconcelos.

Sintomas (olhos e pálpebras):
   
* Coceira
    * Vermelhidão
    * Sensação de areia nos olhos
    * Secreção amarelada
    * Dores


Para prevenir o contágio:

    * Lave com frequência o rosto e as mãos.
    * Trocar toalhas sempre e não as compartilhe.
    * Troque as fronhas dos travesseiros.
    * Não encoste o bico do frasco de colírios no olho.
    * Não use lentes de contato enquanto estiver com conjuntivite.
    * Não compartilhar esponjas, rímel, delineadores e outros produtos de beleza.



Fonte:Jornal Correio da Paraíba
http://www.portalcorreio.com.br/noticias/matler.asp?newsId=206259

Nenhum comentário:

Postar um comentário