quinta-feira, 22 de março de 2012

Dia Mundial - Veja dicas para evitar desperdício de água.

Foto:Reprodução


Confira algumas dicas que contribuem para a preservação da água:
Vaso sanitário
Uma válvula de privada gasta até 20 litros de água em um único aperto. Não acione à toa e nem jogue lixo no vaso sanitário, pois demandara mais tempo de descarga e, consequentemente, maior consumo de água. IMPORTANTE: Mantenha a válvula regulada.
Torneiras.
Instale aerador (peneirinha) nas torneiras da casa para reduzir a vazão.

Teste de vazamento

Para detectar vazamentos como canos furados, mantenha os registros abertos e feche todas as torneiras e saídas de água do imóvel, não use o sanitário e observe se o relógio de água (hidrômetro) se altera depois de uma hora sem uso de água.

Conserte os vazamentos de imediato, assim que forem notados.

Lavar louças
Antes de lavar a louça, limpe pratos e panelas e deixe-os de molho para tirar excesso de gordura antes de começar a lavá-los. Deixe a torneira fechada enquanto ensaboa.

Máquinas de lavar louça consomem energia e não são ambientalmente a melhor opção, pois a produção de energia também demanda maior consumo de água. Mas se usar em casa, só ligue quando estiver cheia. Utilize sabão ou detergente biodegradáveis, que não poluem os rios porque se decompõe mais facilmente.

Lavar roupas
Só use a máquina de lavar com a carga máxima de roupas.

Quintal
Reaproveite a água da máquina de lavar para lavar o quintal de casa ou áreas de serviço.

Regando plantas
Não regue as plantas com mangueira para evitar vazão exagerada e desperdício. Use um balde ou um regador. Não regue nas horas mais quentes do dia ou quando estiver ventando para evitar perda de água pela rápida evaporação. Molhe a base das plantas e não as folhas.

Quando for limpar o aquário, aproveite a água para regar as plantas. Esta água está enriquecida com nitrogênio e fósforo, o que faz muito bem para as plantas.

Reaproveitamento
Procure aproveitar a água das chuvas. Capte-a na saída das calhas. Use para regar o jardim ou limpar a casa.

Participação e cidadania
Seja cidadão e fiscalize o que o governo está fazendo ou deixando de fazer pela conservação dos recursos hídricos e do meio ambiente. Participe de conselhos de meio ambiente, comitês, reuniões ou órgãos que discutem uso e preservação. Confira algumas ações que devem ser tomadas, e cobradas das autoridades:

- Políticas públicas que impeçam a ocupação de áreas de preservação de manancias. - Combate à destruição das matas ciliares que protegem os cursos d`agua, por ocupação irregular ou descaso, e replantio de onde foram extintas
- Investimentos em distribuição de água tratada e tratamento de esgoto
- Adoção de manejo adequado dos resíduos como sistemas de coleta seletiva e reciclagem, aterros sanitários, estações de recebimento de resíduos tóxicos como restos de tinta e solventes

Números do desperdício
Escovar dentes com torneira aberta = 80 litros
Lavar louça com torneira aberta = 100 litros
Lavar carro com mangueira em meia hora = 560 litros
Lavar calçada com mangueira = 280 litros
Banhos longos = 95 a 180 litros

Fonte:Tribuna On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário