segunda-feira, 5 de março de 2012

AESA discute em Esperança importância da água.




Uma manhã inteira voltada as discussões sobre a Importância da Água no Contexto do Meio Ambiente e dos Comitês de Recursos Hídricos, marcou o 4º e último Encontro Regional dos Comitês das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte, em Esperança, nesta quarta-feira, 29, promovido pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba.

O evento foi aberto pelo Diretor de Gestão da AESA, Chico Lopes, que saudando e agradecendo a presença de todos, mostrou a importância do encontro, que tem como missão cuidar das Águas da Paraíba, bem como a necessidade de uma compreensão maior sobre o Meio Ambiente. Em seguida, o Prefeito Nobinho Almeida, fez uso da palavra e como anfitrião, acolheu a todos com Boas Vinda, em tempo que se mostrou sensível a causa da água, fonte de vida e compromisso de todo ser humano.

Representantes de onze municípios paraibanos estiveram presentes as discussões, junto a uma plenária de mais de cem pessoas, entre agricultores, secretários municipais, sociedade civil organizada, usuários de água e convidados, que tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pela AESA, a importância dos Comitês das Bacias Hidrográficas, e o melhor caminho para melhorar a qualidade de água na Paraíba.

A instalação do Comitê das Bacias Hidrográficas do Litoral Norte foi aprovado pelo Conselho Estadual de Recursos Hídricos, como um órgão colegiado, de caráter consultivo e deliberativo que compõe o Sistema Integrado de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos, com atuação nas Bacias Hidrográficas dos Rios Mamanguape, Camaratuba e Miriri e será regido por seu Regimento Interno e disposições pertinentes.

Os eventos são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da AESA, que já realizou encontros regionais nas cidades de Mamanguape, Alagoa Grande e Guarabira. "Estamos orientando a população sobre o processo da gestão participativa e democrática das águas, sobretudo os usuários e sociedade civil que têm atuação diretamente relacionada às questões ambientais ou específicas de recursos hídricos no âmbito desta bacia”, explicou o diretor de gestão da AESA, Chico Lopes.

Já os municípios participantes do Encontro foram: Areial, Montadas, Remígio, Areia, Lagoa Seca, São Sebastião de Lagoa de Roça, Algodão de Jandaira, Casserengue e Puxinanã, Esperança e Montadas. Todos os presentes participaram do processo de inscrição para novos membros do Comitê.

Fonte:Secom - PME

Nenhum comentário:

Postar um comentário